Solange Jarcem Fernandes concluiu o Doutorado em Educação (UFMS, 2013), Mestrado em Educação (UFMS, 2006) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, 2002). Atua como professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em regime de dedicação exclusiva, lotada na Faculdade de Educação (FAED). É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) da Faculdade de Educação (PPGEdu/FAED/UFMS) desde 2017. É coordenadora da linha de pesquisa História, Política, Educação (2020/2023). É diretora da Anpae, seção MS pelo biênio 2023/2025, foi vice-diretora Anpae MS período 2021/2023.Foi professora substituta da Educação à Distância (UFMS, 2008/2009) e coordenou o curso de Gestão Escolar do Programa de Escola de Gestores Convênio MEC/UFMS (2015/2017) e vice-coordenadora do Curso de Coordenadores Pedagógicos (2014/2015). Foi professora da Educação Básica e Técnica da Secretaria Municipal de Educação (Superintendência de Gestão Escolar) da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS (2006/2014). É líder do Grupo de Estudo do Núcleo de Aprofundamento em Gestão Escolar (NAGE) desde 2017, participou de pesquisas com fomento externo entre 2009 a 2018. Atua na área de Políticas Educacionais, Gestão da Educação Básica, Financiamento da Educação Básica e Metodologia Científica e desenvolve pesquisas sobre conselhos escolares, democratização de sistemas públicos de ensino e valorização dos profissionais da educação básica. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0287-6172
graduation at Pedagogia from Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), master's at Education from Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) and doctorate at Education from Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). He is currently full professor at Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: gestão democrática, gestão escolar, políticas públicas de educação, projeto político pedagógico and educação básica.