Possui graduação em Estudios Latinoamericanos - Universidad Nacional Autónoma de Mexico (2002), com ênfases na área de literatura comparada latino-americana do século XIX; mestrado Estudios Latinoamericanos - Universidad Nacional Autónoma de Mexico, com ênfases na área de literatura comparada latino-americana do século XIX (brasileira e mexicana) (2010); e doutorado em Estudios Latinoamericanos - Universidad Nacional Autónoma de México com ênfases na área de literatura comparada latino-americana do século XIX (brasileira, mexicana e peruana) (2014).
A dissertação de mestrado e doutorado foi uma comparação dos projetos literários desenvolvidos no Brasil, no México e no Perú a partir da representação literária do malandro brasileiro (Manuel Antônio de Almeida) e do indígena (José de Alencar).
A partir das categorias desenvolvidas nos diversos projetos literários brasileiros, fez uma comparação com os projetos nacionais desenvolvidos no México com o chamado ?costumbrismo?(José Tomás de Cuéllar) e o romantismo (José Maria Lacunza) e com as questões culturais que definem a chamada ?cultura andina? no Perú (Clorinda Matto de Turner).