Ana Paula Oliveira e Silva Carneiro
Ana Paula Carneiro, em arte conhecida como Ana Paula Pedro, 48 anos, é psicóloga, atriz e poeta.
Mestre em Psicologia na UFRJ com orientação de Lucia Rabello de Castro e Psicopedagoga formada pela Pós Graduação Lato Sensu com especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Educação Pró-Saber.
Atualmente exerce a prática na clínica psicológica e é docente no Instituto Superior de Educação Pró-Saber.
Formada em Psicologia pela USP (Universidade São Paulo) e em Artes Cênicas pelo Teatro-Escola Célia Helena.
Roteirista do programa Conjuntura Brasil, Fundação Getúlio Vargas. Publicou o livro de poesia Primeira Chuva no Deserto, editora Íbis Libris, 2008; o livro infantil A menina que fazia tic-tac, Lazuli, 2011.
Participou da organização de Poemas Reunidos e de Subúrbios da Galáxia ambos livros de Geraldo Carneiro, e da coletânea O Discurso do Amor Rasgado, composta de textos de William Shakespeare, traduzidos por Geraldo Carneiro.
Vencedora do prêmio Poesia Simplesmente no Festival Carioca de Poesia 2002. Poemas de sua autoria integram diversas antologias.
Como atriz participou da criação e da produção do evento semanal de leituras teatrais no SESC: Tudo é Teatro ao lado da atriz Giulia Gam de 2002 até 2005. Tem em seu currículo diversos espetáculos teatrais, tais como: A Terceira Geração (Fassbinder); O Clube dos Feios; Alice Através do Espelho? com Armazém Companhia de Teatro, entre outros. Em cinema dirigiu o curta documentário Não há poesia sem asas ao vento e atuou nos seguintes filmes: Olga dirigido por Jayme Monjardim; curta metragem Castanho dirigido por Eduardo Valente e Âmago dirigido por Ana Paula Nunes. Em televisão cursou a Oficina de atores da Rede Globo, 1997 e atuou em diversas novelas e programas.
graduation at Psicologia - Formação de Psicólogo from Universidade de São Paulo (1996). Has experience in Arts, focusing on Theatral Interpretation
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
