Publicações no BrCris
 

Nestor Gomes Mora Cortés

Educador. Antropólogo. Historiador. Especialista em Diáspora Africana do Cone Sul, racismo, identidade, grupos minoritários, etno-história, relações étnico-raciais, cultura, cognição, performance, políticas afirmativas e situações de conflito. Bacharel e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Na graduação atuou como bolsista IC (PIBIC-CNPq) desenvolvendo pesquisa com o grupo indígena Guarani Mbyá sobre sua etno-história, registro da história oral e patrimônio imaterial, especificamente sobre o coral sagrado de Paraty-Mirim, no município de Paraty. Especialista Lato Sensu em História da África e do Negro no Brasil (UCAM). Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA-UFF). No mestrado, foi bolsista CNPq e atuou junto aos afro-chilenos situados em Arica no Chile, compreendendo seu projeto político de afirmação a sua identidade, memória e ancestralidade. A pesquisa foi desenvolvida pela análise da performance e corporeidade do ritmo tumbe, principal referência da tradição cultural afro-chilena. No doutorado, foi bolsista CAPES, dando continuidade a mesma perspectiva analítica sobre políticas de afirmação e relações étnico-raciais, dessa vez através do Candombe, ritmo originalmente uruguaio e principal referência da performance e cultura afro-uruguaia. Como educador, tem experiência em escola itinerante na condição de professor voluntário em EJA no agreste Pernambucano. Atuou em diversas capacitações de Formação de Professores efetivos da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) através do Programa Autonomia Carioca, desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho. Professor de História pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ). Experiência em ensino híbrido e EAD como professor tutor do curso de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Cognitivo ministrado pelo Laboratório de Etnografia e Estudos da Comunicação, Cultura e Cognição (LEECCC-UFF) em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Atuação como Professor Assistente em cursos de graduação em Ciências Sociais e Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. Na área de projetos educacionais e culturais, atuou como Coordenador Assistente do projeto de extensão ?TEDxUFF ? Desafios e Novos Caminhos para Educação? e, finalmente, como Analista de Projetos Educacionais pela Fundação Roberto Marinho atuando, especificamente, no Projeto Autonomia criado para corrigir a distorção idade-série de estudantes da rede estadual de ensino. Experiência em ações comunitárias como Coordenador e Professor de História do pré-vestibular comunitário Supremo Ensino Vestibular, como consultor técnico na ONG Promundo e como voluntário na casa de abrigo Nova Esperança para menores em processo de adoção.
He is currently colaboração ao leeccc at Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Has experience in Antropology, focusing on Aboriginal Ethnology, acting on the following subjects: memória, etno-história, guarani-mbyá.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •