Possui pós-doutorado em Letras Vernáculas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência em Linguística de Texto, Linguística Aplicada, Linguística Sócio-histórica e Tradições Discursivas. Consultora Ad Hoc da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe-FAPITEC/SE; vice-líder do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq TRADICE (Tradições Discursivas do Ceará); Coordenadora Regional, em Pernambuco, do Projeto Nacional Para a História do Português Brasileiro (PHPB), no período de 2008-2018, atualmente integra a equipe como pesquisadora. Também atua como pesquisadora no Laboratório de Edição e Documentação Linguística de Pernambuco (LEDOC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Unidade Acadêmica de Serra Talhada). Presidente do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste - GELNE, no biênio 2014-2016 e vice-presidente no biênio 2016-2018. Professora colaboradora da Escola de Conselhos de Pernambuco, Programa de Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde atua como Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização em Direitos da Criança e do Adolescente. Professora colaboradora do ProfLetras da Universidade de Pernambuco. Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenadora do Grupo de pesquisa HISTEL - Historicidade do Texto e Ensino de Língua, em parceria com Joaquim Dolz (Universidade de Genebra) e Áurea Zavam (Universidade Federal do Ceará).
graduate at Letras from Universidade Federal de Pernambuco (1994), master's at Language from Universidade Federal de Pernambuco (1998) and ph.d. at Language from Universidade Federal de Pernambuco (2007). Has experience in Linguistics, acting on the following subjects: língua, ensino, concepção, aprendizagem and ideologia.