Silvio Renato Jorge
graduation at Bacharelado em Letras from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), graduation at Licenciatura Plena Em Letras from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), master's at Language from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) and doctorate at Language from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Has experience in Language, acting on the following subjects: ficção contemporânea, estudos comparados, identidade cultural, fronteiras and literatura portuguesa.
É Doutor em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e desenvolveu estágios de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP (2003) e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2009), com bolsa CAPES. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura de junho de 2018 a agosto de 2022, função já anteriormente ocupada no período de 2010 a 2014. Foi membro do Conselho Universitário. Coordenador Adjunto da Área de Letras e Linguística da CAPES, de maio de 2016 a março de 2018. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, principalmente nos seguintes temas: Pós-colonialismo, fronteiras e deslocamentos culturais, identidade cultural, memória. Suas pesquisas enfatizam, sobretudo, o estudo da narrativa contemporânea produzida em língua portuguesa. Desenvolve pesquisa financiada pelo CNPq e pela FAPERJ. Foi Presidente da ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, no biênio 2010 - 2012, e presidiu a ABRAPLIP - Associação Nacional de Professores de Literatura Portuguesa no biênio 2003 - 2005. É consultor ad-hoc de CAPES, CNPq, FAPERJ e FAPEMIG. É professor colaborador no Doutorado em Patrimónios de Influência Portuguesa do Centro e Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
