Possuo graduação em Ciências Biológicas obtido pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, 1992) e mestrado em Ciências Biológicas - Ênfase em Botânica, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA/UFAM (Manaus,1998). Durante o mestrado trabalhei com manejo e morfofisiologia das sementes de araçá-boi (Eugenia stipitata) e de outras sementes florestais da Amazônia por quatro anos. Em seguida, fui bolsista do CNPq por um ano, atuando na domesticação de camu-camu (Myrciaria dubia), outra planta de interesse alimentar. Ainda na Amazônia, trabalhei como professor substituto na Fundação Universidade Federal do Amazonas-UFAM, durante dois anos, atuando como professor de Anatomia Vegetal para os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas. No início de 2001, ingressei no programa de Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental, do Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada-CRHEA da USP/São Carlos, mas realizei apenas as disciplinas e não concluí a tese, devido à minha mudança para o interior do estado de Rondônia.
Em 2002 fui aprovado no primeiro concurso público do IBAMA para a carreira de Analista Ambiental, sendo lotado em Rondônia, no Parque Nac. de Pacaás Novos. Ainda em Rondônia, fui gestor do Parque Nac. Serra da Cutia, por quatro anos, atuando na execução do Plano de Manejo, criação do Conselho Consultivo da UC e implementação da infraestrutura e sede do Parque. Em 2010 fui para o Rio Grande do Norte, no Bioma Caatinga, onde atuei como gestor da Floresta Nacional de Açu-RN, desde 12/2011, até 02/2021. Nesta Unidade de Conservação atuei na fiscalização (Portaria Fiscal nº 402/2017); na conservação e manejo da biodiversidade; apoio às autorizações de licenciamento das atividades econômicas no âmbito da UC; educação ambiental; conselho consultivo; autorização e apoio à pesquisa; recuperação de áreas degradadas da caatinga; dentre outras atividades. Retornei à Amazônia em março de 2021, onde venho atuando em Rondônia, no NGI Cuniã-Jacundá, com Função Comissionada (FCE 1.02), exercendo atividades de gestão, como fiscalização, apoio à pesquisa, à visitação e ao Conselho Gestor, bem como atividades logísticas e de infra estrutura das UCs do NGI.
Venho me dedicando atualmente ao estudo para recuperação de áreas degradadas na Floresta Nacional de Jacundá.
INTERESSES: 1) Restauração ecológica; 2) Arborização pública e parques urbanos; 3) Manejo de sementes florestais e viveiros de mudas; 4) Recuperação de áreas degradadas e de matas ciliares; 5) Botânica econômica e etnobotânica; 6) Agroecologia; 7) Projetos comunitários para geração de renda; 8) Fomento à educação florestal e ambiental; 9) Sistemas Agroflorestais-SAF; 10) Criação e ampliação de Unidades de Conservação; outras atividades voltadas à conservação ambiental.
graduation at Ciências Biológicas from Universidade Federal de Minas Gerais (1992) and master's at Botany from Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1998). Has experience in Forest Resources and Forest Engineering, focusing on Wild Areas Conservation , acting on the following subjects: asteraceae, aedes fluviatilis, eugenia stipitata, morfologia de sementes and sementes recalcitrantes.