Julio Cesar Vargas
Maestro, Trombonista, Professor Acadêmico, Solista e Pesquisador Científico.
Doutorando em Educação em Música (EPA), Doutor em Música (SITe), é Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade (UNIVILLE), Mestre em Música Sacra (SITe), Pós Graduado em Técnica do Ensino do Instrumento (FACEL), Pós Graduado em Docência do Ensino Superior (FCE), Pós Graduado em Antropologia Cultural e Social (FOCUS), Pós Graduado em Educação Musical (FACESITA), Graduado em Música - Bacharel em Trombone Tenor e Baixo (EMBAP/UNESPAR), Licenciado em Música (UNIMES) e em Arquitetura e Urbanismo (UCCE).
Foi professor do Curso Superior de Instrumento (Trombone Baixo / Tuba) na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP/ UNESPAR), onde também atuou como banca examinadora do vestibular, trombonista da Orquestra e da Banda Sinfônica.
Ocupou como convidado, a cadeira de Trombonista Baixo na Blasmusikkapelle, Markgräfler Orchester, Bauerberger Orchester e Volkswagen Orchester, todas na Alemanha, na Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, Orquestra de Câmara de Curitiba, Orquestra de Câmara de São Bento do Sul, Orquestra Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra do Conservatório de MPB de Curitiba e Orquestra Sinfônica de Joinville.
Tocou como Trombonista Baixo na Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica da Rede de Televisão CNT, Camerata de Curitiba, Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná, Orquestra Sinfônica da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Orquestra Sinfônica Jovem do Paraná, Orquestra Sinfônica das Oficinas de Música de Curitiba, Festival de Campos do Jordão, Orquestra Acadêmica Vila Lobos e Orquestra Filarmônica de Curitiba.
Foi membro fundador e maestro da Orquestra Filarmônica Evangélica de Joinville, Banda Sinfônica da Escola de Música Villa-Lobos, Banda Sinfônica da Escola Técnica Tupy (SOCIESC), Orquestra Sinfônica do Instituto Educacional de Santa Catarina ? IELUSC, Grupo de Metais, Orquestra Jovem, Quarteto de Trombones e Banda Sinfônica da Escola de Música Donaldo Ritzmann de São Bento do Sul, do Joinville Brass Quintet, Quarteto de Trombones Villa Lobos, Quarteto de Trombones do Paraná e Quinteto de Metais da Universidade Federal do Paraná.
Foi convidado a realizar uma turnê com a Blasorchester pelo sul da Alemanha onde também tocou como músico convidado com a Blasmusikkapelle Markgräfler Orchester e Bauerberger Orchester.
Participou de turnê pelo Brasil com o projeto TOM BRASIL, onde acompanhou artistas de renome nacional e internacional como Wagner Tiso, Zimbo-Trio, Altamiro Carrilho, Borguetinho, Egberto Gismonti, Dominguinhos, Paulo Moura entre outros.
Já tocou com músicos internacionais como Plácido Domingo, Luciano Pavarotti, José Carreras e trabalhou na rede de TV CNT com artistas renomados como Artur Moreira Lima, Grupo Titãs, Sula Miranda e Lobão.
Foi aluno de composição, contraponto e regência do maestro húngaro Tibor Reisner.
Em 2015 foi convidado para ministrar palestra e participar do I Encontro Internacional de trombonistas na cidade de Málaga (Espanha) onde também participou do Grupo de Trombones e da Orquestra Filarmônica de Málaga.
Ministrou aulas de Trombone no I e II Simpósio de Maestro e Músicos de Curitiba e do III Seminário de Música Sacra de Joinville, também foi membro da comissão julgadora do I Festival Estadual da Canção Estudantil de Joinville.
Atuou como membro da comissão examinadora do processo de bolsa (CAPES) do curso de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade (II Turma).
É membro da Associação de Trombonistas de Málaga (Espanha), Trombone Page of The World (USA), The Trombone Directory (USA), da Trombonesonline (USA) e ABRAMUS | Associação Brasileira de Música e Artes, Associação Cultural de Maestros do Estado de Santa Catarina (AMMESC).
Nos anos 90 realizou cursos de performance em Trombone na cidade de Langenhagen e Hannover na Alemanha, também fez turnês como músico trombonista com a Orchester der Volkswagen AG e Blasorchester der Stadt Langen
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
