Paulo Cesar de Mendonça Motta
Has a undergraduate degree in Economics from the Federal University of Rio de Janeiro (1964) and masters (1971) and a doctor's degree (1973) from the same university. HIs experience in Business Administration has led him to several projects that cover areas of market research, consumer satisfaction elderly consumers and others of contemporary nature.
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1964), mestrado em Economia pela University of Kansas (1971) e Doutorado em Economia pela University of Kansas (1973). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: serviços com aplicações,a em efeitos geracionais e em consumidores em desvantagem - pobres, idosos e analfabetos funcionais.
Áreas De Investigação
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Visão geral
Afiliação
Publicações
publicações selecionadas
Ensino
theses/dissertations advising
- Brandy Equity: o valor das marcas na preferência dos consumidores de serviços
- Abordagem por coortes no Brasil e tendência nostálgica - uma perspectiva de Marketing aplicada a atitudes do consumidor
- O Estigma dos Consumidores de Baixa enda no Encontro de Serviços
- Utilização da análise conjunta na identificação de atributos importantes no processo de escolha de organizações prestadoras de serviços médicos
- TELEVISÃO PARA JOVENS: ESTUDO SOBRE AS ATITUDES DO PÚBLICO JOVEM FRENTE À ATUAL OFERTA DE PROGRAMAÇÃO DE TV NO BRASIL
- Estruturação organizacional: sua importância, suas teorias e suas práticas.
- Aplicação do método analítico de hierarquias a seleção de agências de publicidade em firma industrial de grande porte
- Aplicação do humor na propaganda: a visão dos participantes
- Análise das compensações múltiplas: seleção de modelos
- O impacto da idade, período e grupo coorte no consumo de Vick Vaporub no Brasil
- O Efeito Coorte e o Desenvolvimento das Preferências por Moda Feminina
- O impacto do programa de milhagem na fidelização de clientes
- Concepção de Shopping Center através de diretrizes geradas pelos usuários
- BNDES: O CICLO DE RELACIONAMENTO DOS CLIENTES
- Hábitos de Assistir Televisão dos Consumidores de Mais Idade
- Aplicação do processo analítico de hierarquia em empresas privadas para ordenação de projetos de desenvolvimento de novos produtos
- Oportunidades e desafios para a comunicação em mídias sociais virtuais: um estudo sobre as empresas operadoras de telefonia celular
- O Twitter como instrumento auxiliar de interatividade na TV aberta ? uma aplicação no programa Central da Copa
- Letramento Funcional Frente à Rotulagem Nutricional de Alimentos
- Análise dos fatores que influenciam a formação de expectativas dos usuários dos serviços de maternidade
- A APARÊNCIA COMO ARMA SOCIAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CONSUMO MASCULINO DE PRODUTOS DE CUIDADOS PESSOAIS
- Sexo na propaganda e a lembrança da marca
- Personalização do serviço: mensuração e análise
- Percepção e Uso do Telefone Celular entre Consumidores de Mais Idade
- A influência das gerações na formação da preferência musical: um estudo aplicado à música popular
- A Luz nos Cenários de Serviços: Fenomenologia da Experiência Interativa dos Participantes dos Encontros de Serviços com a Iluminação Ambiental
- Comparação Entre O Lazer dos Consumidores de Mais Idade Antes e Depois da Aposentadoria
- A satisfação dos pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde, por convênios ou privativos com o atendimento da enfermagem: um estudo no Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- A UTILIZAÇÃO DE CELEBRIDADES E O MÚLTIPLO ENDOSSO NA PROPAGANDA
- A influência do status social na prestação de serviços
- Desenvolvimento de metodologia para mensuração do envolvimento do consumidor
- A importância das Dimensões do Risco Percebido nas Compras de Produtos e de Serviços na Internet
- Cinema Brasileiro: um estudo de experiência de troca com o consumidor
- Aplicação do desenvolvimento organizacional na implantação de computadores em órgãos públicos
- Os processos de percepção, identificação e definição no marketing de serviços
- boca a boca: um estudo sobre como os consumidores se comportam e percebem este fenômeno
- O posicionamento do Rio de Janeiro em contexto turístico
- Aspectos Críticos Na Adoção De Estratégia De Customer Relationship Management - CRM: Um Estudo Exploratório
- O analfabetismo funcional e o as orientações médicas às gestantes
- Possibilidades de Fidelização às Salas de Cinema Desconsiderando a Escolha do Filme
- Restrições ao Lazer Infantil: uma pesquisa exploratória desenvolvida sob a ótica de mães pertencentes a diferentes gerações
- Planejamento da gestão do relacionamento com o cliente: o caso de uma empresa de varejo farmacêutico
- O ESTUDO DA FIDELIDADE NO MERCADO DE PROVEDORES DE ACESSO À INTERNET
- Televisão Por Assinatura: Medida de Utilidade dos Atributos Que Influenciam As Escolhas dos Consumidores
- A Fidelização do Consumidor no Setor de Serviços - Uma Análise Comparativa entre Serviços de Naturezas Distintas
- Geração Y e individualismo: percepções e adaptabilidade do consumidor frente às mudanças sociais
- A Influência do Boca a Boca Online na Decisão de Compra do Consumidor
- O Produtor de Baixa Renda: Limitações do Consumo no Empreendimento Rural
- Adequação Entre A Estrutura Organizacional de Marketing Comercial do Porto de Luanda (Angola) e Os Modelos de Estruturas Portuárias de Marketing
- TV Digital em Aparelhos Portáteis: Oportunidades entre os Consumidores de Baixa Renda
- Investimentos em energia decisão com objetivos múltiplos
- Custos de distribuição e preços de gás natural no Brasil - efeito experiência
- Concepção de serviço de suporte de hardware com diretrizes baseadas no mercado
- Explorando valores programados por coortes geracionais como discriminadores de segmentos de consumidores
- TV Digital em Aparelhos Móveis: oportunidades entre os consumidores de baixa renda
- A satisfação do consumidor de serviços e sua interação com a vida e com o comportamento reclamatório
- Análise da Influência do Ambiente Físico das Organizações de Serviço Sobre A Formação de Expectativas dos Consumidores
- Apoio Empresarial a Projetos Culturais: As Dificuldades Enfrentadas pelas Empresas na Seleção dos Projetos.
- A INTENÇÃO DE CONSUMO DE ENTRETENIMENTO E AS GERAÇÕES BRASILEIRAS
- Expectativas de Solução de Problemas Frequentes de Empresas Aéreas
- Redes sociais: a coexistência de classes sociais distintas em um mesmo ambiente digital.
- Comércio Eletrônico: Como o Risco Percebodp e as Compensações Reconhecidas pelo Consumidor Afetam a Decisão de Compra pela Internet
- Responsabilidade Social: uma análise quantitativa da opinião do empresáriobrasileiro
- Concepção de produtos financeiros de investimentos através de modelo de compensação múltipla de atributos
- A influência de coortes na formação da preferência por produtos culturais
- Terminal para pagamento eletrônico da automação do ponto de venda: o valor do serviço junto ao varejista
- O Conceito de Satisfação do Consumidor e Sua Relação Com A Qualidade Na Prestação do Serviço
- O analfabetismo funcional relativo a exames de sangue
- A exclusão da população de baixa renda dos sistemas de trocas comerciais: uma análise histórica sob a perspectiva do marketing.
- A concepção de "Shopping Centers" a partir das diretrizes geradas pelos usuários
- Projetos Sociais: dificuldades dos investidores na decisão de Apoio
- ANÁLISE DA FIDELIDADE NOS SERVIÇOS DE CONSULTORIA DE INFORMÁTICA PARA O MERCADO CORPORATIVO
- os efeitos do programa e a preferência por filmes de cinema
- Efeito coorte e a atitude do consumidor do setor de supermercados
- Aspectos tangíveis de serviços: sua influência nos julgamentos de similaridade e preferência
- Uma classificação para produtos bancários
- Concepção do extrato bancário no contexto dos sistemas eletrônicos para transações financeiras
- O letramento funcional e o entendimento da comunicação em anúncios de celular
- Escolhendo uma pós-graduação em administração: análise do processo individual de decisão
- Responsabilidade Social e o Impacto no Comportamento do Consumidor: um caso da indústria de refrigerantes
- Confiança do cliente no vendedor profissional: o que precede este sentimento
- Avaliação da Qualidade do Serviço Telefônico Privativo da Petrobrás, Conforme Percebido Pelos Usuários Lotados No Edifício Sede da Empresa
- Os Desafios para Atender as Empresas no Mercosul
- A Criação de Valor Influenciando o Posicionamento Estratégico ? Estudo de Caso do Grupo RCH
- Examinando Os Processos De Coleta E Utilização Das Informações Em Empresas B2B Que Estão Adotando Estratégia CRM
- O celular como instrumento de pagamento e controle financeiro pelas classes de baixa renda na cidade do Rio de Janeiro
- O comportamento de consumidor: os alimentos congelados
- Perfil de Utilização da Internet por Médicos Brasileiros
- ? A satisfação do consumidor de serviços e sua interação com a satisfação com a vida e com o comportamento reclamatório
- O planejamento estratégico em regime de estagnação/inflação
- Os rumos da religiosidade e suas implicações para com as atitudes e comportamentos de estudantes universitários
- Inferências sobre Ligações Nostálgicas Relacionadas à Comida
- Restrições ao turismo de consumidores de mais idade
- Estrututra matricial: discussões e conclusões
- Análise do Futuro da Indústria Fonográfica Diante das Ameaças da Pirataria e Música Digital
- Análise conjunta na gerência de marketing: estudo da metodologia e uma aplicação
- CONSUMIDORES DE MAIS IDADE: INTERESSE E REJEIÇÃO POR DESCONTOS E OFERTAS ESPECIAIS
- Desenvolvimento de modelo de avaliação de qualidade de serviços aplicada a serviços de treinamento em empresa
- Levantamento de Premissas para Treinamento em Marketing em Empresa Pública de Grande Porte - ECT
- A Lealdade dos Consumidores: A relação entre as características individuais dos consumidores de serviços com sua propensão à fidelização.
- Marketing Individualizado: Um Estudo da Percepção dos Consumidores
- Um estudo sobre o uso da telefonia celular nas classes de baixa renda.
- Desenvolvimento de uma cultura de marketing na ECT
- A Importância do Status Social do Consumidor na Prestação de Serviços
- Procura por indícios de efeitos geracionais em produto de baixo envolvimento: o caso da escolha do etanol como combustível para o carro
- O Conceito de Troca e a Avaliação das Necessidades dos Usuários do CPD
- Avaliação da Qualidade Em Cirurgia Plástica
- O Estigma dos Consumidores de Baixa Renda no Encontro de Serviços
- A Luz nos Cenários de Serviços Fenomenologia da Experiência Interativa dos Participantes do Encontro de Serviços com a Iluminação Ambiental
- A ATITUDE DOS CLIENTES DO INSTITUTO DE BELEZA NATURAL
- Análise do comportamento do consumidor: o uso do cartão de crédito
- O estudo da fidelidade no mercado de provedores a Internet
- Geração Y e a exposição voluntária no Facebook
- Marketing interno e seu impacto na satisfação do consumidor final: um estudo nos estabelecimentos particulares de ensino médio na cidade de Santa Maria/RS
- Consumo de alimentos: o risco no comportamento dos consumidores de baixa renda
- Letramento Funcional Frente à Rotulagem de Alimentos
- O Governo do Estado do Espírito Santo e o processo de mudança organizacional planejada de 1975: uma análise comparativa de características teórico-práticas
- Serviços de postos de abastecimento de combustíveis: o confronto entre o que seus administradores pensam que o consumidor quer e as reais expectativas do cliente
- Sistemas de Informação : Um Enfoque Mercadológico
- Inferências sobre ligações nostálgicas em relação à comida
- Estudo de viabilidade de implantação de um consórcio voltado a suprir pequenas e médias indústrias de serviços de marketing
- A influência de coortes na preferência por produtos culturais_ Um estudo aplicado aos ídolos da teledramaturgia brasileira
- Metodologia de avaliação de problemas na condução de sistemas de planejamento empresarial
- Segmentação dos consumidores mais velhos segundo seus perfis de estilo e vida
- CONJUNTOS DE CONSIDERAÇÃO E ESCOLHAS DE MARCAS NA BAIXA RENDA
- Consumo hedônico e o comportamento de lazer
- Futuro da Veiculação de Vídeos na Internet
- Uma análise dos fatores de relacionamento entre o consumidor e a empresa do setor bancário
- O letramento funcional e linguagem das embalagens de óleos lubrificantes
- Definição de negócio e de mercado, uma aplicação do modelo de abell a tarnsferência eletrônica de fundos
- O Efeito-Coorte na Preferência da Aparência Física
- A Fidelização do Consumidor no Setor de Serviços - Uma Análise Comparativa entre Serviços de Naturezas Distintas
- Implicações do uso do crédito pessoal para com gestão do orçamento familiar da população de baixa renda
- A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS, A IDADE COGNITIVA E AS RESTRIÇÕES INTRAPESSOAIS ENTRE PESSOAS MAIS VELHAS
- Marketing para escassez: uma discussão a luz das restrições a demanda de gasolina
- Aspectos críticos na adoção de estratégias de CRM: um estudo exploratório
- O Mercado Editorial Brasileiro Sob O Ponto de Vista do Novo Autor: Dificuldades, Barreiras e Alternativas de Publicação
- A Satisfação com a Alimentação: Diferenças nas famílias de baixa renda
- Os consumidores de terceira idade: fatores que influenciam sua escolha de fontes para a decisão de compra
- Rentabilidade na Telefonia Móvel Pré-paga no Brasil: Oportunidades com consumidores de baixa renda
- Responsabilidade Social: uma análise qualitativa de opinião do empresariado brasileiro
- Restrições intrapessoais para o lazer em turismo por idosos no Rio de Janeiro
- Entretenimento Via Celular: para a Baixa Renda
- Análise Conjunta - Uma aplicação na identificação de atributos importantes para seleção de hospitais
- Convivência interna das lojas: desejos e necessidades de consumidores mais velhos
- Uma Análise Descritiva do Marketing de Relacionamento Na Relação Entre Franqueado e Franqueador: A Percepção do Franqueado
- Identificação e hierarquização dos atributos associados a qualidade dos serviços públicos: discussão de um modelo que sirva de base para a implementação de uma estratégia de desenvolvimento para as organizações estatais
- Tendências do "dever-ser" quanto ao comércio ético de alimentos na gestão estratégica de supermercados a partir da práxis coletiva pesquisador-ASSERJ-ABRAS