Roberta Ferreira Roldão Macauley
Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Artes na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sendo a dissertação fruto de sua vivência com a família Mapuaba (descendentes dos Bantos), na cidade de Uberaba/MG. Especialista em Direito Ambiental e Recursos Hídricos, com a dissertação intitulada "Populações Ameríndias e seus conhecimentos sobre o meio ambiente", resultado de sua convivência com a Aldeia BAKAIRI, localizada no Mato Grosso/MT. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente no seguinte tema: arte-educação, dança africana e danças afrocontemporâneas. Representou o Brasil, a convite do Ministério das Relações Exteriores e da Embaixada do Brasil em Dakar, em uma série de oficinas e estágios de formação profissional de danças tradicionais e contemporâneas de origem africana organizados pela Ecole des Sables, sob a direção de Germaine Acogny e Patrick Acogny. Possui graduação em Direito e especialização em Composição de um Espetáculo de dança. Doutora em programa de excelência, com nota máxima CAPES, o Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia( PPGAC/UFBA), sob orientação de Daniela Maria Amoroso. Administra o grupo de pesquisa e intercâmbio cultural "O Movimento dos Baobás" que integra o Coletivo Internacional O Movimento dos Baobás, tendo sido tutora na Opará Saberes, com coordenação da Doutora Carla Akotirene, além de ter sido tutora no projeto PIBIC 01/2017: "Do miudinho à umbigada: estudos dos passos e gestos do samba do recôncavo baiano em processos de criação em dança", com trabalho de campo realizado na região quilombola de Santiago do Iguape (Cachoeira).
Qualificada no "Stage des Grandes Dames des Danses d'Afrique", concluído em 3 de março de 2018, na Ecole des Sables, sob a pedagogia de quatro grandes damas da Dança Africana, Germaine Acogny (Senegal); Flora Thefaine (Togo); Irene (Burkina Faso) e Elsa (EUA). Aluna Regular do Curso "Como alfabetizar com Paulo Freire (Edição 2021), Sócia ativa da ANDA (Associação de Pesquisadores em Dança). Criadora dos "Cadernos Africanos" em Costura Feita em Casa em parceria com a artesã e historiadora Júlia Pavan. Aluna regular do Curso Damásio (São Paulo) e colaboradora da Mídia Ninja desde período do Circuito Fora do Eixo. Tradutora e Organizadora da Obra Dança Africana, de Germaine Acogny, cujo lançamento foi feito em co-autoria e integra a Coleção PPGAC, compondo a primeira publicação em lingua portuguesa da obra original.
graduate at Direito from Universidade Salgado de Oliveira (2003). Has experience in Arts, focusing on Dance, acting on the following subjects: arte-educação.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
