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Manuel Menezes de Oliveira Neto

Manuel Menezes de Oliveira Neto é Professor Titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele obteve seu doutorado pela University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos, em 2000. Antes de ingressar na UFRGS em 2002, foi Professor Assistente no Departamento de Ciência da Computação da State University of New York at Stony Brook (2000 a 2002). Durante o ano acadêmico 2009-2010, foi Visiting Associate Professor no MIT Media Lab. Seus interesses de pesquisa incluem computação gráfica, processamento de imagens, fotografia computacional e visão (tanto humana como de máquina). Nessas áreas, ele desenvolveu diversas técnicas, incluindo mapeamento de textura de relevo (relief texture mapping), técnicas de filtragem de imagens e vídeos em tempo real em espaços de alta dimensionalidade, algoritmos eficientes para a transformada de Hough, novos modelos baseados em fisiologia para a percepção de cor e para o reflexo pupilar à luz, e novas técnicas interativas para avaliação de acuidade visual. O Professor Manuel é Conferencista Senior da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) na área de Computação Gráfica. É editor associado dos periódicos ACM TOG e Computer Graphics Forum, e ex-editor associado do IEEE TVCG e do IEEE CG&A. Foi co-chair do comitê de programa do ACM SIGGRAPH Symposium on Interactive 3D Graphics and Games 2010 (I3D 2010) e co-chair do comitê organizador do ACM I3D 2009. Foi membro do Comitê Técnico TC1-89 da CIE (Comissão Internacional sobre Iluminação). Foi co-chair dos comitês de programa do SCGVRIP 2014 (parte do CLEI 2014), WSCG 2013, e SIBGRAPI 2006. Recebeu o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2016 (Pesquisador Destaque em Matemática, Estatística e Computação) concedido pela FAPERGS, Prêmio Elon Lages Lima 2021 (livro Álgebra Geométrica e Aplicações), o ACM Recognition of Service Award em 2009 e em 2010.
graduate at TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS from Universidade Federal do Ceará (1987), graduate at Bacharelado Em Ciência da Computação from Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994), master's at COMPUTER SCIENCE from University of North Carolina (1998), master's at Computer Science from Instituto de Informática (1992) and ph.d. at Computer Science from University of North Carolina (2000). Has experience in Computer Science, focusing on Graphical Processing (Graphics), acting on the following subjects: computação gráfica, real-time rendering, texture mapping, image-based rendering and relief mapping.

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