Benedito Tadeu de Oliveira
Benedito Tadeu de Oliveira nasceu em Cambuí, MG em 19/05/1955, onde concluiu a educação primária e secundária e viveu até 1973. É arquiteto graduado pela Universidade de Brasília, UnB (1980). Sua tese de graduação recebeu em Varsóvia, Polônia, no 14º Congresso da União Internacional de Arquitetos ? UIA os prêmios do Sindicato dos Engenheiros Egípcios e da União dos Arquitetos da ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ? URSS (1981). Doutorou-se em restauração de monumentos pela Universidade de Roma, La Sapienza (1985), onde defendeu a tese Hospital dos Homens em San Giovanni in Laterano (antiga sede Papal).
Em 1987 ingressou na Fundação Oswaldo Cruz ? Fiocruz, RJ, onde participou da criação e chefiou o Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz. Coordenou a restauração do Conjunto Arquitetônico Histórico de Manguinhos, recebendo prêmios e menções honrosas em 1991, 1992, 1993, 1994 e 1996 e participou da criação do Museu da Vida da Fiocruz (prêmio ?Melhores Obras com Aço do Ano? Abcem, 1999). É autor de diversos artigos sobre preservação de bens culturais e coordenador do livro Um lugar para a ciência: a formação do campus de Manguinhos, prêmio IAB-RJ 2004.
Tem trabalhos, apresentados e publicados em congressos nacionais e internacionais em 24 (vinte e quatro) países. É membro e consultor do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios ? ICOMOS; em suas viagens por 75 (setenta e cinco) países, montou um rico acervo fotográfico com cerca de 24 mil imagens de arquitetura e que logo será disponibilizado na web.
Foi diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ? Iphan de Ouro Preto (2002-2009); representante do Ministério da Cultura no Comitê Gestor do Patrimônio Cultural da Saúde e no Grupo de Trabalho Interministerial de ex-Colônias de Hanseníase, criado pela Presidência da República (2006-2009).
Desenvolveu estudos arquitetônicos para a nova sede da Fiocruz Minas, em Belo Horizonte, MG (ver ), coordenou o projeto do Centro de Difusão Científica do Instituto Nacional do Câncer ? Inca-RJ; e projetos de restauração de diversos monumentos em Mariana e Ouro Preto, MG, dentre eles a igreja de São Francisco de Assis; obra-prima do Mestre Aleijadinho. Atualmente coordena o projeto de implantação do Parque Arqueológico do Morro da Queimada em Ouro Preto (ver ), o projeto de Preservação da Memória de Carlos Chagas e do Patrimônio Cultural de Lassance, MG.
Sua trajetória de vida está sendo veiculada em um dos treze episódios da série documental https://vimeo.com/channels/brasilmigrante/211264843, patrocinada pela Ancine e pela TV Brasil. Este documentário, que tem fins culturais e educativos, está sendo exibido em todos os canais públicos de TV no Brasil, que totalizam mais de duzentos. Para o seu currículo completo, acessar: http://lattes.cnpq.br/7479835710630637.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
