Aos ampliados olhos do Tesouro, minha vida útil reluziu aos 18 anos de idade.
Em Novembro de 1996, logo quando ingressava no curso de Direito (UNAERP), fui admitido pelo Banco Rural S/A e dispensado oito anos mais tarde, em Janeiro de 2005, com enorme aprendizado pessoal e profissional.
As jornadas de seis (6) horas diárias na instituição financeira permitiram desenvolver atividades paralelas, como estagiar em órgão da administração pública, elaborar textos a jornal semanal local, constituir escritório profissional e, somente então, depois de anos cumulando as funções, desligar do registro formal.
A experiência profissional no Departamento de Tributos Mobiliários, da Secretaria da Fazenda do Município de Ribeirão Preto/SP, ainda que breve, aconteceu durante o ano de 2001, como atividade complementar à formação do curso de Direito, e permitiu conhecer o funcionamento da administração pública e, em especial, quais os meios adequados à solução de conflitos através do procedimento administrativo.
Depois que formado em Direito, no final do 2º semestre de 2001, pela ?Faculdade de Direito ?Laudo de Camargo??, da UNAERP, de imediato, sobrevindo a inscrição nos quadros da 80ª Subseção da OAB/SP, sob o n. 201.067, foi possível conciliar as atividades do Banco Rural S/A com a advocacia, estabelecendo o escritório profissional na Av. Afonso Trigo, n. 380, em Sertãozinho/SP, CEP 14177-000, com atuação preferencial em área do Direito Trabalho, com destaque à representação de Sindicato de empregados desde Julho de 2006 até Março de 2021.
Sobre a docência, durante mais de três (3) anos, participei do corpo docente de um cursinho preparatório para vestibular gratuito, conhecido como ?Cursinho Comunitário Paulo Freire?, na frente de Português II (Gramática). Essa é a ideia principal: aprender e, depois, transmitir a todos, sem exceção, de forma simples e objetiva.
Ainda sobre a docência, é preciso destacar a orgulho de ter tido a oportunidade de lecionar na Instituição de Ensino Superior em que me graduei, em Direito, e pós graduei, em Mestrado em Direito, na área de concentração dos Direitos Coletivos e Cidadania, no período de 13-2-2013 a 14-2-2023, capitaneando disciplinas diversas ao longo dos semestres, como Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Processual Penal, Direito Penal, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), Medicina Forense, Direito Processual Aplicado e Laboratório de Direito Penal. Registre-se que, como professor, fui três (3) vezes o "professor homenageado" por turmas de alunos concluintes, fruto do reconhecimento de trabalho série e comprometido.
Também se destaca a nomeação como Coordenador da Escola Superior de Advocacia (ESA), na 80a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, de Julho de 2015 até Junho de 2016.
Diga-se, ainda, que colaborei como voluntário em Jornal Momento Atual de Sertãozinho/SP, otimizando a produção de textos, que, no final, renderam uma (de três) ?Moção de Aplausos?, pela Câmara Municipal de Sertãozinho/SP. Outra ?Moção de Aplausos?, pela mesma Casa Legislativa, adveio do trabalho em Comissão de Imprensa da 80ª Subseção da OAB/SP. A terceira e última moção, em grupo, foi pelos serviços voluntários em Junho de 2013.
Diante disso tudo, lembro as palavras de meu avô: ?_Presta atenção, menino; Se zelar pelo seu nome, você já pode se considerar um bom profissional?.
Sinceramente,
Márcio Bulgarelli Guedes
Aos ampliados olhos do tesouro, minha vida útil reluziu aos 18 anos de idade.
Em novembro de 1998, quando ingressava no curso de Direito (UNAERP), fui admitido pelo Banco Rural S/A e dispensado oito anos mais tarde em janeiro de 2005, com enorme aprendizado pessoal e profissional.
O Banco Rural SA foi liquidado extrajudicialmente em 2014, mas é preciso lembrar que as jornadas de trabalho de seis (6) horas diárias permitiram desenvolver algumas atividades paralelas, como, por exemplo, estagiar em órgão da administração pública, elaborar textos a jornal semanal local, constituir escritório profissional e, somente então, depois de anos cumulando funções, desligar do registro formal.
A experiência profissional no Departamento de Tributos Mobiliários, da Secretaria da Fazenda do Município de Ribeirão Preto/SP, ainda que breve, aconteceu durante o ano de 2001, como atividade complementar à formação do curso de Direito, e permitiu conhecer o funcionamento da administração pública e, em especial, quais os meios adequados à solução de conflitos através do procedimento administrativo.
Depois que formado em Direito no final do 2º semestre de 2001, pela ?Faculdade de Direito ?Laudo de Camargo??, de imediato, sobrevindo a inscrição nos quadros da 80ª Subsecção da OAB/SP, sob o n. 201.067, foi possível conciliar as atividades do Banco Rural SA com a advocacia, estabelecendo escritório profissional na Rua Expedicionário Lellis, n. 1387, sala 13, em Sertãozinho/SP, CEP 14160-750, atuação em área do Direito Trabalho, com destaque à representação judicial de sindicato de empregados desde 2006.
Sobre a docência, durante mais de três (3) anos, participei do corpo docente de um cursinho preparatório para vestibular, conhecido como ?Cursinho Comunitário Paulo Freire?, na frente de Português II (Gramática), com dedicação à direção (fui presidente por um ano) e enorme aprendizado. Essa é a ideia principal: aprender e, depois, transmitir a todos, sem exceção, de forma simples e objetiva.
Ainda sobre a docência, é preciso destacar a orgulho de lecionar na Instituição de Ensino Superior em que me graduei e pós graduo em Mestrado em Direito, na área de concentração dos Direitos Coletivos e Cidadania.
Diga-se, ainda, que colaborei como voluntário em Jornal Momento Atual de Sertãozinho/SP, otimizando a produção de textos, que, afinal, rendeu ?Moção de Aplausos?, pela Câmara Municipal de Sertãozinho/SP. Outra ?Moção de Aplausos?, pela mesma Câmara, adveio do trabalho em Comissão de Imprensa da 80ª Subsecção da OAB/SP. A terceira e última moção foi pelos serviços voluntários em junho de 2013.
Diante disso tudo, lembro as palavras de meu avô: ?_Presta atenção, menino; Se zelar pelo seu nome, você já pode se considerar um bom profissional?.
Sinceramente,
Márcio Bulgarelli Guedes
Candidato