Christine Mello is a researcher in Communication and Arts, author of the book Extremidades do vídeo [Extremities of Video] (Editora Senac, 2008) and co-author of Tékhne (MAB, 2010). She teaches at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP (at the Philosophy, Communication, Literature and Arts Faculty/FAFICLA and at the Body Arts Communication Course) and at Fundação Armando Álvares Penteado/FAAP (at the Visual Arts Course and the Post-Graduation in Communication, Photography and Cultural Journalism course). She holds a Post-Doctorate degree at Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ECA-USP, having finished both a Ph.D. and a Masters degree in Communications and Semiotics at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. Her research field encompasses the relations between image, body and space, produced by means of diverse technological means, such as photography, cinema, video and network digital media. As a critic and curator she curated the Net Art Brazilian Representation in the 25th São Paulo Biennale (2002), has contributed to Primera generacion: Arte e imagen en movimiento,1963-1986 (Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, 2006-2007) and was part of the curatorial commission of the Rumos Itaú Cultural Visual Arts Programme (2008-2009). As a member of Associação Cultural Videobrasil, she was part of the Curatorial and Programme Council (2003-2008), as well as of their Selection Jury in the 14th, 15th and 16th Sesc Videobrasil Electronic Arts International Festival (2003-2007). As a member of the Fine Arts Researchers National Association Board [Diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas/ANPAP] 2003-2014, she has also participated as 2nd Secretary, 2011-2012. Her more recent curating work include Tékhne (Museu de Arte Brasileira/ MAB-FAAP, SP, 2010), Lucas Bambozzi - O espaço entre nós e os outros (Laboratório Arte Alameda, México DF, 2011), Tormentas-luiz duVa (Galeria Pilar, SP, 2012) and Co-Movere-Marie Ange Bordas (Paço das Artes, SP, 2012).
Crítica, curadora e professora em Arte e Comunicação, desenvolve a pesquisa interinstitucional (PUC-SP/UERJ-Fundação Carlos Chagas-FAPERJ) Arte, imagens em rede e corpos coletivos (2022-2023). Seu campo de trabalho abrange as intersecções entre artes, culturas e mídias, destacando experiências interligadas entre múltiplas plataformas, comunidades e linguagens. É autora de Extremidades do vídeo (Senac, 2008), coautora de Tékhne (MAB, 2010), organizadora e autora de Extremidades: experimentos críticos (2017, impresso | 2021, e-book) e de Extremidades: experimentos críticos 2 (2022). É pós-doutora em Artes pela ECA-USP, doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, bacharel em Comunicação Social, Jornalismo. Em 2022, foi contemplada com o Prêmio - Bolsa do Programa de Apoio à Pesquisa Nacional 2022-2023 concedido bienalmente pela UERJ por meio da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro FAPERJ. Foi presidente do Prêmio Capes de Teses 2023 em Comunicação e Ciências da Informação. Líder do Grupo de Pesquisa Extremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea, integrante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, nele coordena a Coleção Extremidades (Editora Estação das Letras e Cores, São Paulo) e a Plataforma Digital Extremidades (www.extremidades.art). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP (PPGCOS), dos Cursos Artes do Corpo e Multimeios da PUC-SP, assim como dos Cursos de Artes Visuais, Produção Cultural e da Pós-Graduação Lato Sensu Arte Contemporânea e o Audiovisual Expandido, da FAAP, em São Paulo. Como curadora e crítica de arte, trabalhou na Bienal de São Paulo, Videobrasil, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madri), Itaú Cultural, Funarte, Laboratorio Arte Alameda (Cidade do México), Paço das Artes, Sesc São Paulo, entre outros. Associada da ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura), integrou a Diretoria, biênio 2018-2019, como diretora cultural. É membro da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual), da College Art Association/CAA, da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento de Portugal) e da ANPAP (Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas), tendo participado da sua diretoria no biênio 2011-2012. Foi membro do Grupo de Intervenção Urbana e produtora executiva de três edições do Arte/Cidade, projeto de intervenção urbana concebido por Nelson Brissac Peixoto, que envolveu espaço urbano, novas mídias e arte contemporânea (1993-1996). Fez parte do Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina/FASM (2006-2012), atuando como líder do Grupo de Pesquisa CNPq artemeios tecnológicos. Coordenou no Centro Universitário Senac-São Paulo a Pós-Graduação Lato Sensu em Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos (2004-2006). Entre suas curadorias destacam-se: @amultidao (Instagram), Tékhne (Museu de Arte Brasileira), Na Rede (25. Bienal Internacional de São Paulo), Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais (Itaú Cultural), Lab Extremidades (Sesc Avenida Paulista), Lucas Bambozzi O Espaço entre nós e os outros (Laboratorio Arte Alameda) e Galeria Expandida (Galeria Luciana Brito). Orientou e formou 2 doutores, 20 mestres, 3 Especialistas, 3 Iniciações Científicas e 24 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, contando com bolsas CAPES, PIBIC e FAPESP. Orienta no momento 2 Doutorados e 3 Mestrados, com Bolsas CAPES e CNPq, na PUC-SP (PPGCOS). Ranqueada no AD Scientific Index 2021: https://www.adscientificindex.com/scientist.php?id=842777.