Publicações no BrCris
 

Arlindo Philippi Junior

Arlindo Philippi Jr is currently Full Professor of Environmental Policy, Planning and Management at University of São Paulo, where he is Scientific Coordinator of the USP Environmental Health Interdisciplinary Group, and holds a position at CAPES, The Brazilian Foundation on Science and Technology as Coordinator of the Interdisciplinary Graduate Programs Area. He was formerly Head of IBAMA, The Brazilian Environmental Protection Agency; Head of Department at CETESB, the State of São Paulo Environmental Protection Agency; Head of The City of São Paulo SVMA Environmental Planning and Education Department; Head of Brazilian MCT Science and Technology Program on Environmental Sciences. He was also Member of the ICLEI Executive Committee and President of the Institute of Science and Technology on Sustainable Development. Dr. Philippi is a Civil, Sanitary and Environmental Engineer, he holds a Master Degree on Public Health, a PhD on Environmental Health, a Post-Doctorate on Environmental Policy, Planning and Management. He completed his studies and expertise on waste management; industrial environmental pollution control and prevention; business and environment; and urban environmental planning and management, in several courses in USA, Canada, UK, Germany, France, Italy and Japan. He is also author and editor of books (38), book chapters (109) and published scientific papers (46) on environmental policy, planning and management. He can be contacted at and ".
Arlindo Philippi Junior tem Mestrado em Saúde Ambiental e Doutorado em Saúde Pública (USP), Pós-Doutorado em Estudos Urbanos e Regionais (MIT/EUA) e Livre Docência em Política e Gestão Ambiental (USP). É Professor Titular da Universidade de São Paulo. Na USP foi Chefe do Departamento de Saúde Ambiental, Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública, Prefeito da Prefeitura do Campus da Capital (PUSP-C), Pró-Reitor e Pró-Reitor adjunto de Pós-Graduação. Atualmente é Chefe de Gabinete do Reitor da USP. É docente da Faculdade de Saúde Pública, Membro titular do Conselho Deliberativo do INCLINE-Interdisciplinarity Investigation Center on Climate Change da USP, atua no Instituto de Estudos Avançados da USP, na coordenação do Programa USP Cidades Globais, com o Projeto Experimentações Urbanas na perspectiva de novas ideias e soluções sustentáveis para cidades. Na CAPES, foi Membro do Conselho Superior, Coordenador das Áreas Interdisciplinar e de Ciências Ambientais, membro titular do Conselho Técnico Científico de Ensino Superior e Diretor de Avaliação. Foi Membro titular do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas do MCT. Exerceu funções de direção no IBAMA, na CETESB e na Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo. Coordenou a área de Ciências Ambientais do PADCT/MCT. Publicou 67 artigos científicos em periódicos qualificados, 169 capítulos de livros e 52 livros publicados e/ou organizados. Possui 284 itens de produção técnica. Participou, na qualidade de convidado, mais de 500 eventos científicos e tecnológicos no Brasil e no exterior. Orientou 22 dissertações de mestrado, 20 teses de doutorado e supervisionou 9 pós-doutorados. Atualmente orienta 3 mestrandos, 2 doutorandos, e supervisiona 1 pós-doutorando e 5 pesquisadores colaboradores. Foi finalista do Prêmio Jabuti em 6 edições, tendo recebido o 2º lugar na categoria Educação, com a obra "Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação" em 2011; o 3º lugar na categoria Ciências Naturais, com a obra "Gestão do Saneamento Básico: Abastecimento de água e esgotamento sanitário", em 2014; o 1o lugar na categoria Educação e Pedagogia com a obra "Práticas da Interdisciplinaridade no Ensino e Pesquisa, em 2016. Os termos mais frequentes na produção científica e tecnológica são: Política, Planejamento e Gestão Ambiental, Planejamento e Gestão Urbana e Regional, Saneamento e Saúde Ambiental e Indicadores de Sustentabilidade.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •