Samuel Vieira Cruz
Possui mestrado em Antropologia, stricto sensu, pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), da Universidade Federal do Pará (2019); graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2002). Concursado da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, é indigenista, do VIII Curso de Formação de Técnicos em Indigenismo (1979), trabalhando junto aos povos indígenas por mais de 20 anos (1979-1999). Sócio Fundador da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé (1992), onde atuou como Coordenador Geral (2004-2006). Possui formação em Metodologia de Capacitação Massiva e atuou como Diretor de Laboratório Organizacional de Terreno (LOT), pelo PRONAGER (Programa Nacional de Geração de Renda), vinculado ao Ministério da Integração Nacional (2001-2002); Concursado no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, como antropólogo, Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, onde se aposentou em 2019 (2006-2019).
Coordenou o Diagnóstico Etnoambiental Participativo na TI Roosevelt, do povo Cinta Larga, com vistas a elaboração de Plano de Gestão para aquela terra indígena, promovido pela Associação de Defesa Etno Ambiental Kanindé ? 2013/14, assim como integrou equipes com o mesmo objetivo para estudos com os povos Parintintin (AM), Ikolen (RO), entre outros. Coordenou a equipe técnica da elaboração dos Estudos de Impacto dos Povos Indígenas ao Longo da BR-429 Trecho Alvorada d?Oeste ? Costa Marques / RO (Natureza Consultoria) 2008/9, Rondônia. Coordenou o detalhamento do Programa de Proteção Etnoambiental/PPE, componente indígena, referente ao asfaltamento da BR-429/DNIT/Rondônia ? 2009, entre outros trabalhos de elaboração de Estudos de Componente Indígena e Quilombola, em processos de licenciamento ambiental e implementação de Projetos Básicos Ambientais.
Atuou até 2019, como antropólogo/Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, compondo grupos de trabalho para realização de Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTID) para Regularização Fundiária de Territórios Quilombolas, junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária/INCRA, com atuação no Pará, Rondônia e Maranhão, desde 2006.
Atualmente é único sócio proprietário da empresa Amazônia Etnoambiental e Sustentabilidade Ltda, onde presta consultoria em projetos de licenciamento ambiental que envolvem comunidades indígenas, quilombolas, comunidades extrativistas e pescadores, em especial em Estudos de Componente Indígena e Quilombola, através de metodologias participativas, em atenção aos processos de consulta prévia, livre e informada, em atendimento aos preceitos e critérios legais derivados da Resolução nº 169/1989, da Organização Internacional do Trabalho - OIT, da qual o Brasil é signatário, desde 2002.
bachelor's at Ciências Sociais from Universidade Federal do Pará (2002). Has experience in Antropology, focusing on Antropology
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
