Com Graduação (PUC Minas, 1991) e Mestrado (UFMG, 2001) em Comunicação e Doutorado em Artes (USP, 2008), Eduardo de Jesus é Professor Titular do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, onde integra o Programa de Pós Graduação em Comunicação.
Suas pesquisas estão focadas na relação entre as imagens em movimento e as espacialidades. Tanto aquelas acionadas pela presença da produção audiovisual nos espaços expositivos típicos do domínio da arte contemporânea, quanto as formulações políticas da produção do espaço construídas pela produção audiovisual contemporânea nacional e internacional.
Sobre esses e outros temas tem publicado textos, ensaios e organizado livros como "Estratégias da arte em uma era de catástrofes" (Cobogó, 2017) reunindo parte da produção teórica da professora Maria Angélica Melendi e ?Walter Zanini ? Vanguardas, desmaterialização, tecnologia na arte" (WMF Martins Fontes, 2018) que traz a pesquisa de Zanini interrompida com seu falecimento.
Desenvolveu ainda uma série de curadorias tais como: Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (2013, 2015 e 2017), Esses espaços (Belo Horizonte, 2010), Densidade local (Cidade do México, 2008) e Festival Internacional de Arte Contemporânea - Videobrasil (2001 a 2013).
Professor of the Graduate Program in Social Communication, Faculty of Communication and Arts at PUC Minas with research focused on the relationship between the moving image and the spatiality of the passages between the cinema and the galleries and museums. Master in Communication from UFMG (2001) and Doctor of Arts from ECA / USP (2008).
Develops curators, among which stands out: "these spaces" (Belo Horizonte, 2010), "Local Density", curated developed with Gunalan Nadarajan for Transitio-mx Festival (Mexico City, 2008), shows Fiat Brazil (2006 ), as well as curators in the context of the International festival of Contemporary Art - Videobrasil.