Doctor in Technological Poetics (EBA-UFMG), Master in Art Technology of Image (EBA-UFMG), Bachelor in Computer Science (DCC-UFMG), with a degree in Theater and Degree in Arts. He is currently an adjunct professor at the Federal University of Southern Bahia at Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro). In his teaching experience, Leonardo taught at the Federal University of Minas Gerais, at the School of Art and Technology of Belo Horizonte (Kabum) and at the Federal University of Southern Bahia. Of his authorship, he published two books: "Ucrônica Editing: an approach to the agency between art and technology" and "Hecatombe and other dramaturgies immersed in audiovisual", in addition to four other book chapters. In recognition of his work, he received the Honorable Mention at the International Conference on Cinema, Communication, Art and Technology (AVANCA Portugal), the Worldwide Short Award (CINEPOSIBLE), recognition as a Reference in Innovation and Creativity by MEC (2014) by development and use of pedagogical management methodologies. In 2020, Leonardo developed the Artificial Intelligence Technology to Reduce School Dropout and, due to the social impact on Education of the technological innovation of his own, he was contemplated by FAEPSB, being one of the first among more than 900 innovation projects.
Leonardo é Doutor em Poéticas Tecnológicas (EBA-UFMG), Mestre em Arte Tecnologia da Imagem (EBA-UFMG), Bacharel em Ciência da Computação (DCC-UFMG) e Licenciado em Artes Visuais. Atualmente, é professor adjunto na Universidade Federal do Sul da Bahia e Líder do Grupo de Pesquisa em Poéticas Tecnológicas (CNPq-UFSB). Em sua experiência docente, desde 2009, Leonardo foi fundador da primeira Escola Técnica de Arte e Tecnologia em Belo Horizonte (Oi Kabum - Plug Minas) e, na sequência, professor na Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG) e na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Leonardo criou inovações utilizando Inteligência Artificial aplicada: Vídeopinturas (ex. Dalle) , Montagem e Dramaturgias em Grafo (ex. Bandersnatch) e Rotoscopia para Metaverso. Seus trabalhos participaram da ACM SIGRAPH, do Simpósio Internacional de Cultura Digital, do Panorama Digital de Cenas Imersivas e integram um conjunto de quatro de inovações tecnológicas com registro de propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Em 2020, devido ao caráter de inovação em Educação de sua pesquisa, Leonardo divulgou seu trabalho sobre a metodologia e tecnologia de Inteligência-Artificial para Identificação Preventiva de Evasão Escolar, sendo contemplado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Em 2022 Leonardo teve seu trabalho selecionado dentre mais de 3000 pesquisas brasileiras de excelência através do programa de investimento em inovação CATALISA ICT. Em 2023, as metodologias e tecnologias desenvolvidas por Leonardo para gestão da evasão venceram o primeiro Desafio Nacional de Inovação Aberta para redução da evasão escolar, sendo aplicada no município de Cabo do Santo Agostinho/PE.