Graduado em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestre em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutor em Lingüística pela mesma instituição (2007). Atualmente, é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, nos cursos de Letras (graduação), Geografia (graduação e pós-graduação) e Arquitetura (especialização).
Na área de Lingüística, trabalha com ênfase em Mudança Lingüística: lingüística histórica e comparada, produtividade lexical, morfologia e mudança sintática.
Na área de Geografia, investiga a correlação entre magnitudes e frequência de terremotos a partir da análise estatística de bases de dados sísmicos. É responsável pela análise de informações geológicas de campo compreendidas em assessoria geotécnica e hidrológica oferecida ao Santuário da Piedade (Caeté/MG), a convite da Arquidiocese de Belo Horizonte, e às comunidades de ocupações urbanas de BH/MG, a convite do Escritório de Integração do curso de Arquitetura da PUC/Minas (2018 até o presente). É coordenador do Comitê Arquidiocesano de Águas, constituído pela Arquidiocese de Belo Horizonte em 2020.
graduation at Geologia from Universidade Federal de Minas Gerais (1990), master's at Language from Universidade Federal de Minas Gerais (1998) and doctorate at Language from Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Has experience in Linguistics, acting on the following subjects: áreas de ocupação irregular, variação lingüística, movimentos de massa, modelagem por sig and erosão.