Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP) e doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação, com estudo sobre materiais didáticos, multiletramentos e formação de professores. Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá na área de Educação e formação de professores e estágio pós-doutoral em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal do Ceará com apoio de bolsa pelo Programa Nacional de Estágio Pós-doutoral (PNPD/CAPES). É professor Adjunto III na área de Língua Portuguesa e Linguística do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá, docente do Curso de Letras Português presencial e EAD e docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Letras - Mestrado (PPGLET/UNIFAP) - Linha de pesquisa Diversidade Linguística na Amazônia, docente do Programa de Pós-graduação em Letras - Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Paraná (PPG-Letras) - Linha de pesquisa Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem e docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UFMS) - Linha de pesquisa Linguagens, Identidades e Ensino. Realiza pesquisa que tratam sobre os seguintes temas: educação bilíngue, práticas de letramentos, Português como LE/L2, Língua Adicional e Língua Materna, formação de professores, agir professoral, letramento acadêmico, práticas de leitura e escrita em contexto escolares e não escolares, análise e elaboração de materiais didáticos, práticas discursivas em redes sociais, práticas translíngues, identidade, cultura e linguagens na amazônia, letramento racial crítico e currículo; currículo, gênero, raça e sexutalidades e discurso; educação linguística, identidade, formação de professores na perspectiva dos estudos de letramento e da decolonialidade. Atuou como formador e coordenador do Programa do Governo Federal Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UNIFAP). É líder do Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (NEPLA/CNPq-UNIFAP) e membro dos grupos de pesquisa GEPLA/UFC e MELP/UNICAMP. Tem experiência na área de Língua Portuguesa, Linguística aplicada, formação de professores e construção de materiais didáticos impressos e digitais para o ensino, com pesquisas voltadas para ensino e aprendizagem de língua Portuguesa, formação de professores, redes sociais, discurso. No âmbito do Celpe-Bras tem colaborado na aplicação do exame desde 2017 na UNIFAP. É membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA (EAPLA/ANPOLL).
graduation at Letras - Língua Portuguesa from Universidade Federal do Amapá (2010), master's at Multidisciplinary from Universidade Federal do Amapá (2013) and doctorate at Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (2017). Has experience in Linguistics, focusing on Applied Linguistics, acting on the following subjects: ensino de língua materna-gêneros textuais, gêneros/textuais-sequências/didáticas-ensino, livro didático, escolha, uso, fle, literatura, ensino and letramento social, ensino, língua materna.