Cezar Otaviano Ribeiro Negrão
Possui graduação (1987) e mestrado (1992) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Engenharia Mecânica pela University of Strathclyde-UK (1995). Atualmente é Professor Titular do Departamento Acadêmico de Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atuando tanto nos cursos de graduação quanto de pós-graduação em Engenharia Mecânica. Leciona as disciplinas de Termodinâmica e de Reologia e Reometria no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UTFPR. Foi Editor Associado da área de Rheology and Non-Newtonian Fluid Mechanics da revista Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences entre 2016 e 2019 e é membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Reologia. Suas áreas de atuação são Reologia e Escoamento de Fluidos Não Newtonianos, com aplicação em Hidráulica de Perfuração de Poços de Petróleo e Produção de Petróleo. Seus trabalhos são orientados para modelagem matemática e computacional com validação experimental.
Professor Cezar Negrão has pursued his first and MSc degrees in Mechanical Engineering from Federal University of Santa Catarina in 1987 and 1992, respectively, and obtained his PhD also in Mechanical Engineering from University of Strathclyde in 1995. He is now a full professor of the Academic Department of Mechanics at Federal University of Technology-Paraná (UTFPR). He teaches Air Conditioning and Refrigeration for undergraduate courses and Thermodynamics and Rheology and Rheometry for graduates courses in Mechanical Engineering. He was an associate editor of the Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering and Member of the Executive Committee of the Brazilian Society of Rheology between 2016 and 2019. His main areas of interest are Rheology and Non-Newtonian Fluid Mechanics applied to Drilling Fluid Flows and Start-up of Gelled Oil. His studies combine both theoretical and experimental works.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos