Publicações no BrCris
 

Alexandre de Souza Milagres

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e graduado em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela PUC MINAS (2003). Coordenador de Programação do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal. CEO da agência de comunicação Ciranda Comunicação e Cultura, entre 2006 e 2019. Como pesquisador, concentra pesquisas no estudo dos produtos e relações mediadas pelo digital, nas relações de aproximação entre cinema e vídeo, no potencial artístico do uso de big data e nas potencialidades educacionais e artísticas com a ampliação do acesso às tecnologias móveis e interativas.É Coordenador Educativo do Festival de Arte Digital (FAD) desde 2008, e membro do Conselho Curatorial da Bienal de Arte Digital de 2018, que ocorreu no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, com o tema "Linguagens Híbridas". Em maio de 2018, foi selecionado para a residência artística em Arte Digital da Casa Fiat de Cultura, que resultou na exposição coletiva ?Cidades e outras passagens? em 2018. Curador da Exposição CoMciência: Arte, Ciência e Tecnologia em 2019.Participa da cena artística mineira desde 2002, com obras de videoarte e videoinstalações apresentadas em mostras e exposições nacionais (Mostra de Cinema de Tiradentes, Circuito Audiovisual Mineiro, Festival Cine Esquema Novo, em Porto Alegre, Prog:ME ? Festival de Mídia Eletrônica, do Rio de Janeiro) e internacionais (VAD-Festival Internacional de Vídeo e Artes Digitais, em Gironda-Espanha; Visual Music Marathon, em Boston-USA; Videoformes, em Clermont Ferrand-França; e Video Art Center, Tokyo-Japão).​Integrou a equipe do Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e do Sesc Minas entre 2012 e 2015, planejando e produzindo a programação do Espaço da Diversidade Cultural do Sesc Venda Nova e a curadoria das exposições: ?Fotografia na Lata?, ?Muros Vivos: Mapa dos Graffitis?, ?Coleção Sesc Mestres de Minas ? Dia do Artesão?.De 2015 a 2018, foi professor dos cursos de graduação em Comunicação do Centro Universitário UNA (Jornalismo Multimídia, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), nos campus Belo Horizonte e Contagem, onde coordenou o NUC - Núcleo de Convergência de Mídias, de 2017 a 2018, responsável pela produção do jornal-laboratório Jornal Contramão, do programa de entrevistas Café Contramão e das webséries Urbânia e Expedições, entre outros projetos de cobertura jornalística para impresso e digital. Na mesma instituição, coordenou os projetos de extensão UNA TV (de julho de 2015 a dezembro de 2018) e a Cobertura de Extensão (de julho de 2015 a dezembro de 2017), entre outras ações acadêmicas focadas no multimídia e na economia criativa. Coordenou, em 2011, os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM, tendo assumido durante esse período a coordenação da Agência Experimental de Comunicação CRIVO, desenvolvendo, entre as demais funções de coordenação, a reestruturação dos PPCs dos cursos e recebendo a visita do MEC para avaliação do curso de Publicidade e Propaganda. Na mesma instituição, foi professor dos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, no período de 2009 a 2011. Ministrou seminários temáticos sobre "Táticas Virais em Redes Sociais" e "Estratégias Portáteis para Criação Audiovisual" na PUC Minas, durante o ano de 2012. Foi professor substituto do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda na Faculdade Pitágoras, em 2013, lecionando as disciplinas ?Gestão de Projetos e Eventos? e ?Planejamento de Mídia?. Na pós-graduação, é professor da disciplina "Comunicação e Cultura", na Pós-Graduação em Gestão Cultural da UNA. Também foi professor na Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Comunicação do IEC (PUC MINAS), ministrando o módulo "Sociedade Digital", de 2010 a 2016, e na Pós-Graduação em Marketing e Comunicação do UNI-BH, lecionando o módulo "Comunicação e Linguagem", em 2012, e "Mídias Sociais e Identidade Corporativa", em 2014.
bachelor's at Comunicação Social - Publicidade e Propaganda from Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) and master's at Comunication from Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Has experience in Comunication, Art and Cultural Studies, acting on the following subjects: cultural places, time, diversity, videoart, digital art and social media.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •