Leonardo de Oliveira Guarnieri
Graduado em biomedicina com habilitação em fisiologia e bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (2010), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e doutorado em Fisiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Durante a graduação atuou na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Neuroendócrina e Metabolismo. Trabalhou com o desenvolvimento de uma nova metodologia bioquímica para a determinação de ácidos graxos livres em plasma de ratos, através de análise em espectrofotômetro de infravermelho. Trabalhou também com a avaliação do papel de análogos sintéticos do peptídeo intestinal vasoativo (VIP) no controle da ingestão alimentar, bem como mudanças nos parâmetros metabólicos após microinjeção desses análogos no núcleo paraventricular do hipotálamo (PVN) por cirurgia estereotáxica.
Desenvolveu seu mestrado na área de Neurofarmacologia avaliando as alterações fisiológicas e metabólicas em um novo modelo de ansiedade induzida por única administração de pilocarpina, através das respostas dos animais submetidos a esse modelo, frente a tratamentos farmacológicos, em testes comportamentais.
Durante o doutorado avaliou o papel do isolamento social e do enriquecimento ambiental na memória social e sua relação com o fenótipo tipo-depressivo e tipo-ansioso. Trabalhou ainda na investigação do circuito olfativo em situação de isolamento social e a influência do sistema serotoninérgico na detecção e distinção de odores, trabalho desenvolvido no período de doutorado anduiche na Universidade de Harvard, sob orientação do Professor Dr. Venkatesh Murthy.
Atualmente é residente pós-doutorando (bolsista CAPES/PROCAD) no programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais, sob supervisão do professor Dr. Eduardo Mazoni Andrade Marçal Mendes, na área de eletrofisiologia e investigação de redes neurais. Atua também, produzindo ilustrações técnicas para trabalhos e apresentações de cunho científico.
Traduzir
Graduado em biomedicina com habilitação em fisiologia e bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (2010), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Durante a sua graduação atuou na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Neuroendócrina e Metabolismo. Trabalhou com o desenvolvimento de uma nova metodologia bioquímica para a determinação de ácidos graxos livres em plasma de ratos, através de análise em espectrofotômetro de infravermelho. Trabalhou também com a avaliação do papel de análogos sintéticos do peptídeo intestinal vasoativo (VIP) no controle da ingestão alimentar, bem como mudanças nos parâmetros metabólicos após microinjeção desses análogos no núcleo paraventricular do hipotálamo (PVN) por cirurgia estereotáxica. Desenvolveu seu mestrado na área de neurofarmacologia avaliando as alterações fisiológicas e metabólicas em um novo modelo de ansiedade induzida por única administração de pilocarpina, além da resposta dos animais submetidos a esse modelo, frente a tratamentos farmacológicos, em testes comportamentais. Atualmente é aluno de doutorado no programa de fisiologia e farmacologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Em seu trabalho avalia o papel do isolamento social e do enriquecimento ambiental na memória social e sua relação com o fenótipo tipo-depressivo. Atua também, produzindo ilustrações técnicas para trabalhos e apresentações de cunho científico.
Degree in biomedicine major in physiology and biochemistry from the State University of Londrina (2010), master's degree in Pharmacology from the Federal University of Santa Catarina (2013). During his graduation he worked in Physiology with emphasis on Neuroendocrine and Metabolic Physiology. He worked with developing a new biochemical method for the determination of free fatty acids in plasma of rats, by analyzing infrared spectrophotometer. He also worked with the assessment of the role of synthetic analogues of vasoactive intestinal peptide (VIP) in the control of food intake, and changes in metabolic parameters after microinjection of these analogues in the paraventricular nucleus of the hypothalamus (PVN) by stereotactic surgery. He developed his masters in neuropharmacology area assessing physiological and metabolic changes to a new model of anxiety induced by single administration of pilocarpine, in addition to the response of the animals submitted to this model, compared to pharmacological treatments in behavioral tests. He is currently a PhD student in physiology and pharmacology program at the Federal University of Minas Gerais. In his study evaluates the role of social isolation and the environmental enrichment in social memory and its relation to the type-depressive phenotype. It is also producing technical illustrations for works and scientific nature presentations.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos