Gabriela Carneiro Reis
Bacharela em Turismo e mestra em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Geografia pela UFMG. Recentemente ministrei a disciplina "Novos olhares para (re)pensar a moda a partir da perspectiva decolonial". Desde a graduação desenvolve pesquisas sobre a Moda à luz das áreas de formação - Turismo e Geografia. A elaboração da monografia foi a primeira oportunidade de ter contato com o tema sob a perspectiva do Turismo, e mais especificamente, do Turismo de Negócios, envolvendo os negócios relacionados à moda na capital mineira. Através de uma abordagem territorial e cultural, na dissertação desenvolvida foi possível identificar se elementos da cultura mineira são expressos na moda-festa produzida no recorte territorial de Belo Horizonte. A escolha deste estilo de moda específico se deu pela presença dos bordados nestas roupas, o que motivou a curiosidade e a pesquisa acerca destes elementos na moda-festa mineira. Para além dos trajes de moda-festa, bordados em pedrarias, vidrilhos e lantejoulas, existe uma infinidade de temas que podem ser abordados envolvendo o vasto campo da Moda. Neste momento, a pesquisa de doutorado procura refletir sobre os territórios da moda considerando os desdobramentos sociais e questionando se a moda pode ser um elemento de diferenciação social. Ademais, possui experiência em pesquisas e projetos nas áreas de Geografia Cultural, Turismo e Moda, atuando no levantamento de dados, aplicação de questionários, trabalhos de campo, elaboração de relatórios, planejamento e organização de eventos e gerenciamento de equipes.
Graduation at Turismo from Universidade Federal de Minas Gerais (2012) and master's at Geography from Universidade Federal de Minas Gerais (2016). He is currently coorientação at UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA. Has experience in Geography, focusing on Geography, acting on the following subjects: Tourism, Fashion, Territory and Culture.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
