Jean Calmon Modenesi
Pós-Doutorado em Filosofia/Metafísica pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, CNPq e FAPES (2019).
Doutorado em Ciência da Literatura/Teoria Literária pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2009).
Mestrado em Ciência da Literatura/Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2002).
Graduação em Comunicação Social/Jornalismo pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES (1997).
Graduação em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES - incompleta (1992 a 1993).
Experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Comparada, trabalhando com os seguintes autores: Blanchot, Bataille e Benjamin entre outros. Experiência na área de Filosofia contemporânea, com ênfase em Metafísica e Ontologia, trabalhando com os seguintes pensadores: Deleuze, Foucault, Heidegger e Bergson entre outros.
Autor do livro O Dom Quixote de Foucault, a partir da Dissertação de Mestrado em Ciência da Literatura/Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFRJ. Autor da Tese de Doutorado HomemTempo em Ciência da Literatura/Teoria Literária pela Faculdade de Letras da UFRJ.
Autor de artigos sobre Platão, Bergson, Heidegger, Deleuze, Guattari, Foucault em revistas científicas, entre outros.
Autor e assistente de direção de textos teatrais em montagens profissionais, tais como O suicidado em Vitória/ES, em 1998 (Lei Rubem Braga) e O sono e a vigília em Vitória/ES, em 2001 (Lei Rubem Braga), que teve duas leituras dramáticas sob a direção Camila Amado, na Casa da Gávea, no Rio de Janeiro, em 2006.
Autor da adaptação do libreto da ópera A flauta Mágica, de W. A. Mozart, montada em Vitória/ES, em 1997 (Lei Rubem Braga).
Também é autor de trilhas sonoras de espetáculos de dança-teatro sob a direção e com coreografia de Maria Lúcia Calmon, (todos pela Lei Rubem Braga, tais como Medéia e Ifigênia baseados nas obras homônimas de Eurípedes, O Uirapurú, inspirado em uma lenda indígena e, ainda, Penélope, uma visão feminina sobre a obra A odisseia, de Homero.
graduation at Comunicação Social - Jornalismo from Universidade Federal do Espírito Santo (1997), master's at Language from Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) and doctorate at Language from Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Has experience in Language, focusing on Language, acting on the following subjects: deleuze, cervantes, foucault, deleuze and platão.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
