Graduate at Comunicação Social from Centro Universitário de Belo Horizonte (1991), master's at Comunication from Universidade Federal de Minas Gerais (2000) and ph.d. at Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos from Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Has experience in Comunication, acting on the following subjects: civic journalism, public jorunalism, citizenship, public life and homoerotism.
Marcus Antônio Assis Lima possui pós-doutorados em Linguagens e Representações (PPGLLR/UESC, 2018) e em Media Communications (Goldsmiths College/University of London, 2013/2014 - bolsista CAPES), concluiu o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais em 2008 (linha de pesquisa: Análise do Discurso) e o mestrado em Comunicação e Sociabilidade, pela mesma universidade, em 2000; graduou-se em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo em 1991. Atualmente é Professor Pleno, dedicação exclusiva, do Curso de Jornalismo (2006) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagem (2012), na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua também como Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Representação, da Universiade estadual de Santa Cruz (UESC), desde 2021. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens - PPGCEL (2023 - 2025) e do GT Homocultura e Linguagens da ANPOLL (2021 - 2023). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (2014-2020; 2021-2023); membro da Câmara Básica de Assessoramento Técnico na Área de Ciências Sociais Aplicadas da FAPESB (2011-2014); Conselheiro na Câmara de Extensão do CONSEPE/UESB (2016-2018) e do Comitê de Iniciação Científica da PPG/UESB (2014-2018). Foi Coordenador da Área de Comunicação (DFCH/UESB), entre 2007 e 2011, diretor sindical da ADUSB (2008-2012) e pesquisador-líder do 'Núcleo de Pesquisa em Jornalismo' da UESB (2007 - 2019). Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e multicultural são: narrativas de vida, literatura menor, narrativas LGBTQIAP+, jornalismo cívico, análise de discurso, voz, homocultura e linguagens.