Sergio Delduque Nogueira Nobre
Sergio Delduque tem 44 anos de idade e há 19 anos e 2 meses integra o quadro do Serviço Público Federal, no qual ingressou mediante concurso público em 2004. Possui duas graduações (Engenharia Agronômica e Direito), além do título de Mestre obtido na Universidade de Brasília. Ao longo da carreira adquiriu diversos conhecimentos e habilidades profissionais dentre os quais destacam-se: a) No campo do Direito: Administrativo, Financeiro, Civil, Tributário, Exercício da Advocacia, Consultoria e Assessoramento Jurídicos; b) Na gestão pública: Planejamento Estratégico, Gestão da Informação, Articulação Institucional, Orçamento Público, Gestão de Riscos, Interpretação, Análise e Implementação de Prescrições Emanadas pelos Órgãos de Controle, Análise e Proposição de Atos Normativos, Redação Oficial e Assessoramento da Alta Administração; c) Na área técnico-científica: Aplicação do Método Científico, Análise e Interpretação de Dados, Redação Científica, Normas da ABNT e Construção de painéis no PowerBI.
Ingressou no Serviço Público Federal por meio de aprovação em concurso público, em 2004, para o cargo de Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). No período de 2004 a 2010 desempenhou suas atividades na sede nacional do IBAMA, na Coordenação-Geral de Fiscalização Ambiental e no Centro de Conservação do Cerrado e da Caatinga. Dentre as inúmeras atividades desempenhadas na mencionada Coordenação-Geral destacam-se o exercício da função de coordenador da área de combate à biopirataria, a estruturação do setor e a articulação com outros órgãos da Administração Pública como, por exemplo, a Polícia Federal e a Infraero. Por outro lado, no Centro de Conservação do Cerrado e da Caatinga destacam-se a atuação como representante do IBAMA junto ao governo italiano, no âmbito do Programa Biodiversidade Brasil-Itália, conduzido pelo Istituto Agronomico per l'Oltremare (IAO), instituição vinculada ao Ministero Degli Affari Esteri e Della Cooperazione Internazionale.
Em 2010 foi aprovado em outro concurso público para o cargo de Analista de Infraestrutura do Ministério do antigo Planejamento, Orçamento e Gestão, atual Ministério da Economia. Devido à experiência prévia teve o seu exercício descentralizado para o Ministério da Integração Nacional, atual Ministério do Desenvolvimento Regional, no qual desempenhou diversas atividades nas quais podem-se destacar a supervisão de programas de governo voltados para a infraestrutura hídrica por meio de instrumentos de transferência voluntária; a interpretação, análise e implementação legislativa, bem como das disposições emanadas pelo Tribunal de Contas da União e pela Controladoria-geral da União; Estruturou um sistema em banco de dados visando a gestão das recomendações e disposições dos órgãos de controle e do Ministério Público Federal; Assessorou o gabinete do Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional em questões relacionados ao direito público, notadamente Direito Constitucional e Administrativo, além da elaboração de atos normativos, análise de acórdãos proferidos pelo Tribunal de Contas da União, assim como contribuiu com a melhoria de procedimentos internos visando o aumento da eficiência no Ministério. Em março de 2020 foi convidado pelo Secretário de Coordenação Estrutural e Governança Corporativa do MDR para exercer a assessoria direta ao Secretário, atuando nos temas relacionados ao compliance, à governança corporativa, ao planejamento estratégico, à integridade pública, à transparência ativa e, ainda, exerceu a função de gestor do projeto visando a redução de obras paralisadas.
No ano de 2021 recebeu o convite para atuar como assessor do Diretor de Administração do Ministério do Desenvolvimento Regional, no qual tem exercido suas atividades com foco na análise e interpretação legislativa, direito administrativo, direito financeiro, além das áreas de gestão de riscos e governança.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
