Publicações no BrCris
 

Márcia Cabral da Silva

Márcia Cabral da Silva é Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e com Pós-doutorado (Professora visitante no Departamento de Historia y Filosofia, de la Facultad de Filosofia y Letras de la Universidad de Alcalá; Grupo de Investigación LEA - Lectura, Escritura, Alfabetización e SIECE- Seminario Interdisciplinar de Estudios sobre Cultura Escrita) pelo Programa Institucional de Internacionalização CapesPrint, de março a julho de 2023). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Professora visitante em missão de trabalho na Universidade Nacional de La Plata/ Argentina pelo Programa de Centros Associados de Pós-graduação/ CAPG/CAPES (2011); Professora visitante em missão de trabalho junto à Universidad de Alcalá - Espanha (novembro/2019) pelo Programa Institucional de Internacionalização CapesPrint. Coordenadora da Linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História de 2014 a 2017 (outubro). Membro do Conselho Consultivo da Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa/UERJ (2019-2022). Coordenadora do GT História da Educação e membro do comitê científico ANPED/SUDESTE 2020. Atuou como membro do Conselho Universitário (2012-2014) e como membro no Conselho Municipal da Educação da Cidade do Rio de Janeiro (2009-2011). É consultora ad-hoc de periódicos especializados, de editoras universitárias e de agências de fomento: FAPESP, FACEPE. Coordena o grupo de pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/CNPQ - https://grupeeluerj.wordpress.com), é pesquisadora Procientista UERJ/FAPERJ (2021-2024) e atuou como Jovem Cientista do Nosso Estado (2015 - 2018). Coordenadora de Extensão da Faculdade de Educação (2016-2020), supervisora do projeto de extensão Leitura, Literatura e Formação na escola pública, Itaguaí/RJ(2014-2018) e Rodas de Leitura Literária na EDU (2019-2024). Coordena o projeto Leitura, Literatura e Formação da Escola Pública em Tempos de Pandemia (2022-2024 - Edital FAPERJ N.45/2021).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras e em História da Educação, desenvolvendo principalmente os seguintes temas: história da leitura; história do impresso; história social da cultura escrita, formação de leitores; literatura, memória e sociedade; literatura e infância; Ensino Fundamental e práticas de leitura e de escrita na escola e na sociedade.
bachelor's at Letras from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), master's at Education from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) and doctorate at Language from Universidade Estadual de Campinas (2004). He is currently professor colaborador at Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Has experience in Language, focusing on Language, acting on the following subjects: formação de leitores, história da leitura, leitura na escola, leitura e sociedade and educação infantil.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •