Publicações no BrCris
 

Renato Matos Lopes

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2001), Doutor em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e Pós-Doutor pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2020). Possuo mais de 25 anos de experiência no magistério na Educação Básica e na Educação Profissional, atualmente exerço o cargo de Pesquisador em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na Área de Ensino pelo Laboratório de Comunicação Celular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Sou docente e fui coordenador dos programas de Especialização e Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz. Atualmente atuo em 4 linhas de pesquisa no Ensino, todas tendo como alicerce principal os fundamentos da Aprendizagem Baseada em Problemas: a) Formação de Professores para a Educação Básica, b) Currículo do Ensino Médio, c) Educação Profissional Tecnológica,. d) Potencial das Redes Sociais como ambientes virtuais de aprendizagem. Além da atuação no Ensino, busco trazer contribuições para o campo da Ecotoxicologia e das Ciências Ambientais . Também sou um dos coordenadores da disciplina de Biologia do Pré-Vestibular Social (PVS) da Fundação Cecierj do Consórcio Cederj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro).
graduation at Licenciatura em Ciências Biológicas from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), master's at Agronomy from Universidade Federal de Viçosa (2001) and doctorate at General Biology from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: aprendizagem baseada em problemas, interdisciplinaridade, ensino médio, coelhos and monascus.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •