Profissional ESG. Doutora em Desenvolvimento Sustentável (Área de concentração: Políticas Públicas, Cultura e Sustentabilidade) pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável/Universidade de Brasília (CDS/UnB), com estágio doutoral na Arizona State University (ASU/Tempe). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Área de concentração: Desenvolvimento e Monitoramento Socioambiental em Regiões Semiáridas) pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente/Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PRODEMA/UERN). Especialista/MBA em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Especialista em Segurança Alimentar e Nutricional pelo convênio Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Ryerson University (RU/Toronto/CA), com bolsa da Canadian International Development Agency (CIDA). Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Adjunta e Pesquisadora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Colegiado de Ciências da Natureza (CCINAT) (2009 - Atual). Coordenadora-Geral de Gestão Estratégica da Educação Básica (SEB/MEC) (2020-2023). Assessora Técnica para Temas Contemporâneos Transversais da Educação Integral (SEB/MEC) (2018-2020). Membro do Grupo de Especialistas Internacionais em Educação para o Entendimento Internacional, Cooperação e Paz e Educação em Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais (IEG/UNESCO). Membro da Rede de Especialistas em Política Educacional (Escritório IIPE UNESCO América Latina). Conselheira do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (Mandato 2020-2023). Colaboradora e palestrante no Programa Amazônia Conectada (Exército Brasileiro) (2016-2107). Líder do Núcleo de Estudos em Sustentabilidade e Ambientalização (NESA/UNIVASF/CNPq) (2010-2017). Colaboradora da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB) (2006-Atual). Conselheira do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Mandatos 2007 e 2009). Áreas de atuação: ESG, Ambientalização Acadêmica/Universitária, Segurança Hídrica, Alimentar e Nutricional, Educação Contextualizada e Convivência com o Semiárido, Contemporaneidade e Transversalidade na Educação Básica, Gestão de cursos e projetos em Educação e Sustentabilidade, Filosofia da Educação e Epistemologia da Educação; Estudos Técnicos de Impacto Ambiental e elaboração de Documentos e Relatórios (EIA-RIMA).