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Letícia Castro Simões

Letícia Simões (Salvador, 1988) formou-se em Comunicação na PUC-Rio e estudou Roteiro e Documentário na London Academy of Film, Media and TV e Artes Plásticas na London Art Academy. É Mestre em Cine-Ensaio pela EICTV, em Cuba e Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF. É estudante de Doutorado em Comunicação e Informação pela UFRGS e PhD Student em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos pela Universidade do Porto, Portugal. Sua área de trabalho compreende estudos da relação entre imagem e texto pelo viés da memória, do gênero e da história social; escrita criativa para cinema e televisão e cruzamentos disciplinares entre cinema, performance de si e literatura. Como roteirista, trabalhou em séries e longas-metragens, escrevendo para Hilton Lacerda, Marcelo Gomes, Sérgio Machado, Heloisa Passos, Roberta Marques, João Miller Guerra & Filipa Reis e João Miguel. Como consultora de roteiro, esteve presente em projetos de Safira Moreira, Elisa Pessoa, Camila Dutervil, Mariah Teixeira e Rafael Todeschini. Como diretora e roteirista, assina a trilogia de longas-metragens sobre literatura brasileira Bruta Aventura em Versos, Tudo vai ficar da cor que você quiser e O Chalé é uma Ilha Batida de Vento e Chuva; e o documentário autobiográfico Casa. É autora de três livros de poesia: "Pessoas de quem roubei frases" (Editora 7 Letras), ?daqui, em 1976, acenei para você", (Editora Patuá) e ?Antes de Cruzar o Atlântico? (Editora Urutau, Brasil/Portugal). Também escreveu para a revista Granta (Brasil/Portugal/Inglaterra), na edição ?Cinema?, e para as revistas do SESC e Carta Capital, em diversas edições. Enquanto parte de júris de festivais de cinema, foi convidada do 8o Olhar de Cinema, IV Festival Cinema Universitário de Pernambuco, XII Janela Internacional de Cinema do Recife e 11o Olhar de Cinema. Assinou a curadoria da II Mostra de Cinema de Carneiros e Tamandaré e do 9o Festival Pan-Amazônico de Cinema. Letícia faz parte da Incubadora Paradiso, da ABRA, da ABD e da MUTIM (Brasil/Portugal). Fez parte do Grupo de Pesquisa "Sistemas Agroalimentares e Educação na Ruralidade-SAER", vinculado ao projeto de pesquisa AGENCIAMENTOS E COGNIÇÕES INVENTIVAS NO TERRITÓRIO PROFESSOR AGROECÓLOGO. Tem experiência em Extensão Rural ministrando conteúdo sobre cinema e roteiro para o curso de Engenharia Florestal da UFRPE. Atualmente, é parte do Núcleo de Pesquisa Corporalidades do GPESC (Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? UFRGS. São tratados assuntos relativos à área da comunicação atravessados por temáticas como corpo, gênero, minorias, imagens, linguagens, semiótica e metodologia. Corporalidades são um domínio teórico-metodológico que permite fazer avançar reflexões acerca das virtualidades e das atualizações de temáticas relacionadas às peculiaridades, multiplicidades, singularidades, regularidades e irregularidades próprias do domínio rizomático do corpo e seus entornos, tendo como foco o âmbito da comunicação. As corporalidades, portanto, configuram uma dimensão em que se pode desenvolver abordagens teóricas e propor estudos empíricos sobre os corpos em suas diversas manifestações: materialidades da comunicação, narrativas , vulnerabilidades, subjetividades, minorias, imagens, sonoridades, gênero e sexualidade, objetos, espacialidades. (2021 ? presente).
Letícia Simões (Salvador, 1988) graduated in Communication at PUC-Rio and studied Screenwriting and Documentary at the London Academy of Film, Media and TV and Visual Arts at the London Art Academy. She has a Master's degree in Cine-Essay from EICTV, in Cuba and a Master's degree in Contemporary Studies of the Arts from UFF. She is a PhD student in Communication and Information at UFRGS and a PhD Student in Literary, Cultural and Interartistic Studies at the University of Porto, Portugal. Her field of research studies the relationship between image and text through the axes of memory, gender and social history; creative writing for film and television and disciplinary intersections between cinema, self-performance and literature. As a screenwriter, she has worked on series and feature films, writing for Hilton Lacerda, Marcelo Gomes, Sérgio Machado, Heloisa Passos, Roberta Marques, João Miller Guerra & Filipa Reis and João Miguel. As a script consultant, she was present in projects by Safira Moreira, Elisa Pessoa, Camila Dutervil, Mariah Teixeira and Rafael Todeschini. As a director and screenwriter, she has the trilogy of documentaries about Brazilian literature: Bruta Aventura em Versos, Tudo vai ficar da cor que você quiser and O Chalé é uma Ilha Batida de Vento e Chuva; and the autobiographical documentary Casa. She is author of three poetry books: "People from whom I stole phrases" (Editora 7 Letras), "from here, in 1976, I waved to you", (Editora Patuá) and "Antes de Cruzar o Atlântico" (Editora Urutau, Brazil/ Portugal) She has written for the magazine Granta (Brazil/Portugal/England), in the ?Cinema? edition, and for the magazines SESC and Carta Capital, in different editions. Letícia is part of Incubadora Paradiso, ABRA, ABD and MUTIM (Brazil/Portugal). She was part of the Research Group "Agro-Food Systems and Education in Rurality-SAER", linked to the research project AGENCIAMENTS AND INVENTIVE COGNITIONS IN THE TERRITORY PROFESSOR AGROECÓLOGO (UFRPE). She has experience in Rural Extension teaching content about cinema and script for the Forest Engineering course at UFRPE. She is currently part of the Corporalities Research Group of the GPESC (Semiotics and Communication Cultures Research Group) at the Federal University of Rio Grande do Sul ? UFRGS. Matters related to the area of ​​communication are dealt with, crossed by themes such as body, gender, minorities, images, languages, semiotics and methodology. Corporalities are a theoretical-methodological domain that allows advancing reflections on the virtualities and updates of themes related to the peculiarities, multiplicities, singularities, regularities and irregularities of the rhizomatic domain of the body and its surroundings, focusing on the scope of communication. Corporeality, therefore, configures a dimension in which one can develop theoretical approaches and propose empirical studies on bodies in their various manifestations: materialities of communication, narratives, vulnerabilities, subjectivities, minorities, images, sounds, gender and sexuality, objects, spatialities.

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