Possui Licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Professora Nair Fortes Abu Merhy (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004), na Área de Educação, Sociedade, Política e Cultura. É Professora Adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação - Memórias e Histórias das Escolas de São Gonçalo, do DEDU- FFP/ UERJ. Professora do PPGedu - Mestrado em Educação "Processos Formativos e Desigualdades Sociais", do DEDU-FFP/UERJ. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações Étnico-Raciais e Educação, Cotidiano Escolar, Formação de Professores, Literatura Infantil e Educação Antirracista. Tem como principais metodologias de pesquisa o trabalho com História Oral e Histórias de Vida. A Tradição Oral Africana tem sido o princípio teórico-epistemológico a embasar as reflexões das pesquisas que desenvolve. Desde o ano de 2011 desenvolve a pesquisa "Compartilhando Experiências - Possibilidades para a implementação da Lei 10.639/03 nas escolas públicas gonçalenses", um desdobramento do projeto pesquisa ?Micro-ações afirmativas no cotidiano de escolas públicas do município de São Gonçalo? (2008 - 2010). As pesquisas contaram com bolsas PIBIC-UERJ e foram contempladas com bolsas Apq1 - FAPERJ (2008 - 2010 e 2011 - 2013).
graduate at Licenciatura Plena em Letras from Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Professora Nair Fortes Abu Merhy (1986), master's at Mestrado Em Educação from Universidade Federal Fluminense (1998) and ph.d. at Education from Universidade Estadual de Campinas (2004). Has experience in Education, focusing on History of the Education, acting on the following subjects: cotidiano escolar, formação de professores, afro-descendência, construção identitária and história de vida.