Possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1976), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História, História da Música e História do Brasil pós-1964, atuando principalmente nos seguintes temas: ontologia histórico-imanente de Marx e Lukács, Ditadura militar, Autocracia Burguesa bonapartista no Brasil, a Arte de Astor Piazzolla e Pino Solanas, Estética e Revolução social de Espanha. É parecerista da Revista PolHist - Boletín Bibliográfico Electrónico del Programa Buenos Aires de Historia Política e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM. Co-editor da Revista Projeto História da PUC-SP (2004-2013) e coordena o Núcleo de Estudos de História: trabalho, ideologia e poder, NEHTIPO do Programa de Estudos Pós-graduados em História da PUC-SP. Pertence à Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular, IASPM-AL. Parecerista da Revista Historia Caribe (Co); Estudios - Revista de Pensamiento Libertário (CNT/FAI). É assessor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Membro do Comitê Mario Pedrosa. Membro do Comitê Científico e parecerista da Revista Verinotio.
graduate at Ciências Políticas e Sociais from Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1976), master's at History from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) and ph.d. at History from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Has experience in History, focusing on History of Brazil Republic, acting on the following subjects: ditadura militar, marxismo, astor piazzolla, ontologia marxiana and revolução social.