Publicações no BrCris
 

Douglas Bressan Riffel

Douglas Bressan Riffel was born in Curitiba, Brazil. He earned a Bachelor degree in Electrical Engineering from the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) a Master degree in Electrical Engineering from Federal University of Ceará (UFC) with thesis on power electronics and a Ph.D. degree in Mechanical Engineering from the Federal University of Paraíba (UFPB) with thesis on dynamics of adsorption chillers. The Ph.D. research was partially done (one year) at Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems (ISE) in Freiburg, Germany. Currently he is Professor at Federal University of Sergipe (UFS) in Aracaju, Brazil. He has experience in Electric and Mechanical Engineering, with focus in: electromechanical driven systems, solar energy conversion, inverse problems and multi-objective optimization.
Nascido em Curitiba-PR, graduou-se em Engenharia Industrial Elétrica com ênfase Eletrotécnica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2002). Possui mestrado em Engenharia Eletrica pela Universidade Federal do Ceará (2005), onde trabalhou com modelagem e controle de um dessalinizador solar autônomo. Em 2008 obteve o título de Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba, trabalhando com a otimização multi-objetivo de Pareto na cinética de refrigeradores térmicos por adsorção (refrigeração solar). Trabalhou como pesquisador visitante durante um ano no Fraunhofer Institut für Solare Energiesysteme (Doutorado Sanduiche) em Freiburg, na Alemanha. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe.

O Prof. Douglas já coordenou diversos projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, CAPES, DAAD e FAPITEC. Finalizado em 2023, Douglas coordenou um projeto de PDI (financiado pela FINEP) com o objetivo de implantar o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Tecnologias de Sergipe no Parque Tecnológico. Na época, o projeto contou com um recurso equivalente a USD 2 milhões. Alguns projetos de desenvolvimento tecnológico foram desenvolvidos diretamente com empresas (co-financiadas por editais de subvenção econômica à inovação nas empresas sergipanas da FAPITEC), entre elas se destacam: o desenvolvimento do duto separador água/óleo inteligente na empresa Texas do Brasil Oil Gas e o desenvolvimento de um equipamento de telemetria e monitoramento da proteção catódica em estruturas e dutos metálicos na Pyxis Tecnologia. Um coletor solar de baixa concentração foi desenvolvido com a SolEnergia Ltda., sob interesse direto da Indústria Oriental Ltda. A Equinor financiou uma bolsa de mestrado no seguinte tema: Desenvolver um algoritmo para detecção de defeitos em módulos FV utilizando termografia ativa e eletroluminescência. Adicionalmente, ao longo da carreira foram deferidas duas patentes e três softwares, entre outros que foram depositadas e se encontram em fase de análise. Desde 2009, quando passou a atuar como professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFS, atualmente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, o proponente realiza trabalhos de pesquisa científica e tecnológica com um forte vínculo com o setor produtivo e com o foco voltado à inovação industrial.

Um case de sucesso de interação com o setor produtivo que merece destaque foi com a WEG S.A., onde o Eng. Daniel Schmitz do setor de PDI relata: "O método desenvolvido tem apresentado resultados satisfatórios e promissores para aplicação industrial. Com testes preliminares realizados em uma das nossas linhas de produção de motores, observou-se que o método é capaz de detectar a falha em uma barra do rotor antes mesmo dela estar totalmente falhada. Outro fator positivo do método é a simplicidade computacional exigida".

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Serviço
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •