Miriam de Abreu Almeida
Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente Permanente convidada do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFRGS. Possui graduação em Enfermagem pela UFRGS, Mestrado e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado na University of Iowa - College of Nursing com estudos sobre a Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC). Adjunct Associate Professor (Clinical) da University of Iowa - College of Nursing desde 2016. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFRGS (2017-2019). Vice-lider do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso (GEPECADI) e Membro Fundador da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE), cadastrados no CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq- Nível 2. Membro do Diagnosis Development Committee da NANDA International (2010-2018). Fellow da NANDA International desde 2016. Membro da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção RS (COMSISTE-RS). Coordenou a Comissão do Processo de Enfermagem (2005-2012) e chefiou o Serviço de Educação em Enfermagem (2013-2016) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Experiência clínica na área de Enfermagem, com ênfase em saúde do adulto, pacientes cirúrgicos e com problemas ortopédicos. Pesquisa sobre os seguintes temas: Processo de Enfermagem e Terminologias Padronizadas (diagnósticos, intervenções e resultados); Enfermagem ortopédica; Desenvolvimento, adaptação transcultural e validação de escalas e instrumentos de predição de riscos; Educação em Enfermagem; Ciência de dados em saúde na área de Enfermagem.
graduate at Nursing from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Master and PhD in Education from Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul . She has experience in Nursing, focusing on Medical and Surgical Nursing.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Serviço
- Identidade
- Ver todos
