Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sociólogo, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Ciências Sociais (área de concentração em Política) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou estágio de Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi professor da Universidade Federal de Ouro Preto (de 1987 a 1988), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (de 1989 a1993) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (de 1993 a 1997). Exerceu diversas funções administrativas e de representação acadêmica. Participou, como pesquisador convidado, do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, desenvolvendo trabalhos sobre os seguintes temas: trabalho docente, sindicalismo de professores, políticas educacionais, movimentos sociais e educação, trabalho e educação, trajetórias escolares e classes sociais. É integrante da equipe de pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Formação e Identidade Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação da Universidade Federal Fluminense; do Grupo de Ensino e Pesquisa em Didática da Geografia, sob a coordenação da Profa. Dra. Sônia Castellar, da Universidade de São Paulo e do Laboratório Imaginário Social e Educação, da UFRJ. É membro da Associação Nacional de Política e Administração Educacional, da Associação Latino-Americana de Sociologia, da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação e da Associação Brasileira de Currículo.