Jefferson de Almeida Pinto is graduated in History from the Federal University of Juiz de Fora (2001), Master (2004) and PhD (2011) in History from Universidade Federal Fluminense. He is currently a teacher at the Federal Institute of Southeast Minas Gerais - Campus Juiz de Fora, where he is Director of Research, Innovation and postgraduate and develops projects within the Humanities Lab. It is associated with the National Association of History, Lab projects participant City Power and the Federal Fluminense University and member of the Research Group / CNPq "History, Power and Political Ideas" certified by the State University of Rio de Janeiro. Has experience in the Thought History area, mainly in the following themes: Political Ideas, Law and Social and its relations with the religious culture ultramontane Reform, neocristandade and Neothomism; Church history; social control systems of poverty "valid" and "invalid" in the passage to modernity, such as the police, healthcare and educational institutions.
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2011) em História pela Universidade Federal Fluminense e Jornalismo (2020) pelo Centro Universitário Internacional, Curitiba, PR. Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora, onde foi Diretor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (2013-2021). É docente do Programa de Pós-graduação em História Social da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Associado da Associação Nacional de História, participante de projetos do Laboratório Cidade e Poder da Universidade Federal Fluminense e membro do Grupo de Pesquisa/CNPq História, Poder e Ideias Políticas certificado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalha com temas de pesquisa na área de História Política e suas relações com a cultura religiosa, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Direito, história das ideias jurídicas, história da instituições de ensino jurídico, intelectuais do campo jurídico, instituições jurídico-penais e sistemas de controle social e da pobreza urbana dita válida e inválida; História da Igreja e do ultramontanismo ao (neo)tomismo e à neocristandade passando pela chamada questão religiosa e o estudo da história da Congregação da Missão/lazaristas e as disputas com as politicas de secularização da educação/escola, da assistência social e da família. No campo da Extensão tem interesse no desenvolvimento de programas e projetos na área temática de Cultura e na linha de Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial.