publicações selecionadas L'expression dramatique à l'école: une expérience en classe de sixième La formation de l'acteur à partir des Cahiers d'Art dramatique de Léon Chancerel et des Cadernos de Teatro d'O Tablado
theses/dissertations advising O teatro de Peter Brook no cinema de Marat/Sade: Um estudo de aspectos da visão teatral de Brook em sua obra cinematográfica Marat/Sade Dos princípios do ator: a análise da ação física através da tríade percepção-imaginação-adaptação, a partir dos pressupostos de Constantin Stanislavski Representações Culturais no Giramundo Teatro de Bonecos: um olhar de brincante sobre os textos, personagens e trilhas sonoras de Um Baú de Fundo Fundo, Cobra Norato e os Orixás. O BOBO DA CORTE - Uma Perspectiva da Bobagem Trágica em Shakespeare A utilização da máscara neutra na formação do ator A UTOPIA DA COMMEDIA DELL?ARTE NO SÉCULO XXI: Uma pedagogia elaborada por meio da atuação all?improvviso O Laboratório de Estudos do Movimento e o percurso de formação de Jacques Lecoq A integração corpo-voz na arte do ator - a função da voz na cena, a preparação vocal orgânica, o ato criativo vocal De Malas Prontas: Uma viagem sobre a Atriz Cômica em busca de uma Teatralidade Transgressora O LABORATÓRIO DE ESTUDO DO MOVIMENTO E O PERCURSO DE FORMAÇÃO DE JACQUES LECOQ (S)Em Mim e Retratos de Mulher: Dimensões Afetivas em Atuação Notas para uma Invenção do Ator. Buscando compreender a função do Dramaturgista Tela e Presença: o ator e a câmera na cena contemporânea O Ensino da música em uma escola pública na cidade de Lages/SC MARAT SADE na obra de Peter Brook A integração corpo-voz na arte do ator Esboços para encorpar o Corpo: Adolphe Appia, da Música ao Ator como Obra de Arte Viva Reflexões e práticas de Escritas Performativas na Pesquisa em Artes Adolphe Appia e sua visão sobre atuação teatral: Cruzamentos e contaminações entre espaço, música e corpo Análise Ativa: Uma abordagem do Método das Ações Físicas na perspectiva do curso de Direção de Teaqtro da Universidade Federal de Santa Maria/RS Memória e Criação Teatral Partilhada (S)Em mim e Retratos de Mulher: Dimnensões Afetivas em Atuação O treinamento do ator através da Improvisação Espaços de Encontro no Teatro e no Carnaval Música de festa para o encontro com Ilo Krugli Iluminação Cênica: uma experiência de ensino fundamentada nos princípios do design A orquestra Invisível: o trabalho do encenador a partir de conceitos fundamentais da linguagem musical Dos Princípios do Ator: A Análise da Ação Física através da Tríade Percepção - Imaginação - Adaptação, a partir dos pressupostos de Konstantin Stanislávski Memória e Criação Partilhada. De Monstros e fantasmas: relações entre a imagem do corpo grotesco no teatro e a sobrevivência da imagem em Georges Didi-Huberman Improvisação e Treinamento do Ator: um percurso histórico Análise Ativa: Uma abordagem do Método das Ações Físicas na Perspectiva da Encenação/Direção A Música no trabalho do Ator Cinco Movimentos como se fosse Poesia ? pesquisa, criação e recepção de uma proposta teatral para Projeto Solo Fértil do Teatro em Trâmite de Florianópolis/SC L`Âge d´Or [A Idade de Ouro], 1975; Le Tartuffe[O Tartufo], 1995-96: elementos da Commedia dell´Arte no processo criativo do Théâtre du Soleil A Psicofísica do Ator Análise Ativa: Uma abordagem do Método das Ações Físicas na Perspectiva do Curso de Direção da Universidade Federal de Santa Maria/RS A máscara neutra na formação do ator A Utopia da Commedia dell´Arte no século XXI: uma pedagogia elaborada por meio da atuação all´improvviso. ... mais