Everaldo Manoel Luz
Mestre em Economia pela Universidade de Brasília (2001). Iniciou o Programa de Doutorado em Economia da Universidade de Brasília, em 2007, onde realizava pesquisa sobre a aplicação de sistemas dinâmicos à economia, ao estudar as consequências para a economia da combinação de várias estruturas de política fiscal com um regime monetário baseado em metas de inflação. No entanto, face à mudança para Salvador, Bahia, interrompeu os estudos e não concluiu o doutorado. Auditor de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, exerceu as suas funções, no período de 16/11/2011 a 19/09/2016, como Superintendente de Administração do Ministério da Fazenda no Estado da Bahia (SAMF-BA), em Salvador, atuando como Gestor Público no tratamento de questões relativas ao planejamento estratégico da unidade, licitações e execução de contratos, execução orçamentária e financeira e gestão de pessoas. Anteriormente, exerceu suas atividades na Área Fiscal da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, em Brasília, onde lidou com assessoria técnica, formulação de políticas públicas, análise e elaboração de pareceres de projetos de lei em assuntos orçamentários e outros, como os ligados aos efeitos dos programas de ajuste fiscal (regras fiscais) em ambientes de federalismo, em particular para o caso brasileiro, incluindo os efeitos sobre a condução da política fiscal dos Estados Brasileiros, endividamento e sustentabilidade da dívida pública, transferências fiscais intergovernamentais no Brasil e temas tributários. do que é exemplo a discussão sobre a desoneração da tributação sobre a folha de salários. Desde fevereiro de 1997 é servidor do Tesouro Nacional, tendo lá exercido as suas atividades em três períodos, até 1999, quando atuou ma formulação e monitoramento dos programas de ajuste fiscal de diversos estados da federação, de 2006 a 2007/04 e a partir de 2016/10. De 2000 até 2005 exerceu suas atividades no Governo do Estado da Bahia, sendo que do período 2003-2005 foi Assessor Econômico do Secretário de Planejamento. Com a experiência adquirida na gestão da SAMF-BA, área meio do Ministério da Fazenda, pôde verificar os desafios que as diversas decisões econômica adotadas no Brasil colocam à atuação do gestor público, bem como aqueles colocados pela atuação dos órgãos de controle e coerção. Na sua gestão na SAMF-BA implantou sistema de gerenciamento baseado na filosofia dos Contratos de Gestão, criando os Acordos de Trabalho por cada Área da Unidade em comum acordo com a sua missão os quais visam fornecer critérios objetivos para a condução das respectivas atividades e avaliação dos servidores. De outubro de 2016 a abril de 2019 atuou na Área de Transferências Intergovernamentais da Secretaria do Tesouro e, de agosto de 2017 a abril de 2018, atuou como Conselheiro Fiscal da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA). Desde maio de 2019 exercendo atividades na Procuradoria da Fazenda Nacional na Bahia, atuando no Núcleo de Cálculos, como uma espécie de Perito Judicial. Desde em 2011, em concomitância, realiza estudos em Filosofia, incluindo as áreas de evolução da história das ideias, filosofia da ciência, geopolítica e crítica cultural.
bachelor's at Ciências Econômicas from Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia Salvador (1989) and master's at Economy from Universidade de Brasília (2001). Has experience in Economy, focusing on Internal Public Finances, acting on the following subjects: política fiscal, endividamento, sustentabilidade, resultado fiscal and dívida pública.
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