Halim Antonio Girade
Halim Antonio Girade, 70 anos, médico graduado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, SP (1982) e mestrado em Ciência Política pela UNIEURO Centro Universitário, DF (2007), é atualmente Coordenador Nacional do Comitê Técninco da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa e assessor para a primeira infância do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. É médico da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, foi Secretário Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério do Desenvolvimento Social, de fevereiro de 2017 a julho de 2018, ocasião em que coordenou a implantação do Programa Criança Feliz. Tem experiência na área de saúde coletiva, gestão de saúde pública, indicadores, sala de situação de saúde, desenvolvimento de ações estratégicas em saúde, saúde materno-infantil e emergências em saúde. Com perfil técnico, atuou nas três esferas de governo: federal como o primeiro Coordenador Nacional do Programa de Agentes Comunitários de Saúde ocasião em que coordenou a implantação deste programa e como Oficial de Projetos do Fundo das Nações Unidas pela Infância - Unicef/ONU junto ao Ministério da Saúde, tendo assessorado diretamente o Ministro Henrique Santillo, ocasião em que concebeu os princípios do Programa de Saúde da Família no país e coordenou sua formulação. Na esfera estadual foi por duas vezes Secretário de Estado da Saúde de Goiás (2014) cujas principais ações foram a construção do principal hospital de emergência do estado e a concepção e montagem do CONECTA SUS, sistema de informações em saúde para o desenvolvimento de ações estratégicas e (abril de 1990 a março de 1991) ocasião em que consolidou o Programa de Agentes de Saúde iniciado em 1987. Foi Secretário Municipal de Saúde em Planaltina de Goiás (1983 a 1984) quando iniciou o Programa de Agentes de Saúde e em Mambaí (GO), de 1984 a 1987.
Atuou na Organização das Nações Unidas (ONU), da qual foi funcionário por 18 anos no Brasil (1993 a 2011), pela agência Unicef, ocasião em que coordenou o Programa de Saúde da criança e Desenvolvimento Infantil no Brasil (2000 a 2007). Respondeu pelos programas de Saúde na infância pelo Unicef em Recife (1993 a 1999), tendo atuado nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Foi chefe dos escritórios do Unicef para a Amazônia em Belém (2000 a 2001) e Manaus (2007 a 2011).
Teve atuação em situações de emergências internacionais, como responsável pelo Núcleo de Emergência no Haiti, pelo Unicef, na fronteira entre a República Dominicana e Haiti, por ocasião do terremoto de 2010. Na Bolívia, contribuiu com ações em defesa da criança nas enchentes no Distrito de Beni. Foi coordenador de emergências do Unicef no Brasil. Pelo Ministério da Saúde coordenou as ações de emergências contra o cólera por meio dos Agentes Comunitários de Saúde na Amazônia (1991 a 1993).
É autor e coordenador de várias publicações em Desenvolvimento Infantil e Direitos das Crianças pelo Unicef, de Saúde Pública e atenção primária de saúde pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, além de outras destinadas principalmente a análise de situações de saúde e de indicadores para a tomada de decisões estratégicas e outras voltadas ao fortalecimento das políticas públicas, sob enfoque de direitos, no fortalecimento dos municípios e das famílias na atenção às crianças.
graduation at Medicina from Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (1982) and master's at CIÊNCIA POLÍTICA from UNIEURO CENTRO UNIVERSITÁRIO (2008). Has experience in Collective Health, focusing on Public Health, acting on the following subjects: health planning and services, early child development and maternal and children health, health indicators and situation room.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
