Pedro Lima Filho
Doutor em Filosofia pelo PPGFIL/UERJ. Possui Mestrado, Licenciatura e Bacharelado em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da UERJ.
Sua Tese sob o título "Evolução da vida e criação artística em Bergson" investiga a relação entre a capacidade de criação de obras de arte e a evolução da vida. Põe em perspectiva o desenvolvimento da vida a partir da matéria inerte até o surgimento do homem como ser essencialmente criativo. Sua pesquisa traz aperfeiçoamento da filosofia bergsoniana no que concerne aos estudos da sensibilidade e da sensação e da influência dos afetos emotivos para a percepção da realidade. Outro aporte de relevância para o bergsonismo efetuado por este pesquisador encontra-se na pesquisa sobre a imaginação e sua eficácia tanto para a vida prática quanto para a criação artística. Assume o posicionamento de que nos afetos encontra-se a força que move a ação humana, colocando a inteligência e a razão como fatores que simplesmente elaboram e fornecem opções para o comportamento, não lhe sendo determinante. Destaca a importância do artista como homem dotado de uma capacidade criativa especial; refutando, entretanto, a existência de gênios. Não há limites para a imaginação criativa, mas o artista encontra limites para efetivar sua obra dentro das condições materiais de sua época, da tecnologia disponível e do aprimoramento de suas habilidades corporais (sensório-motricidade).
graduation at Filosofia from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014), graduation at Filosofia from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) and master's at Philosophy from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). , acting on the following subjects: cinema 2, imagem, crítica dos valores morais, correspondência, filosofia, filósofos-alemanha and afirmação da vida.
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
