Publicações no BrCris
 

Rosaly Hermengarda Lima Brandão Zaia Brandao

Professora Emérita (2015) Titular da PUC-Rio. Mestrado e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Especialização em Sociologia no IUPERJ. Criou o SOCED (Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação) que divulgou no Boletim SOCED online os resultados das pesquisas em andamento desenvolvidas pela equipe (pesquisadores colaboradores UFRJ e UFF e pós graduandos). Desenvolveu durante cerca de duas décadas pesquisas sobre a ?escola básica? (1o segmento do ensino fundamental) e condições da escolaridade das camadas populares. Ao final da década de 1990, com o SOCED, começou investigações sobre a escolarização das elites; voltava assim o seu interesse para a questão dos processos de produção do "sucesso escolar", sempre na perspectiva do trabalho em equipe Investigou durante quase uma década as escolas bem posicionadas nas avaliações oficiais (Prova Brasil, ENEM), no setor público e privado, focalizando as estratégias dessas instituições para o desenvolvimento das disposições escolares ("habitus") que viabilizam o bom desempenho dos estudantes.Sobre essa última pesquisa publicou um livro financiado pela FAPERJ em 2013. Trabalha na perspectiva da articulação dos aspectos macro e micro sociais, relacionando resultados de surveys com trabalhos de campo e estudos de casos. Menção Honrosa do XXIII Premio Jovens Cientistas (2008) pela sua atuação na formação de pesquisadores e Personalidade Educacional 2008 (ABI, ABE, Folha Dirigida), por votação direta da comunidade educacional. Cientista do Nosso Estado FAPERJ desde 1999. A última pesquisa do grupo em fase final estuda a formação profissional nos cursos de Pedagogia.
Zaia Brandão. Pedagogy, with a Master?s Degree and Doctorate (1992) in Education at the Catholic University of Rio de Janeiro. From 1981 to 1983 she specialized in Sociology at IUPERJ. As a Professor at the Catholic University of Rio de Janeiro she founded, in the 90s, the Sociology of Education Research Group (SOCED), composed of Professors, students taking their doctorates and masters degrees and students starting their science degree courses. SOCED produces an online bulletin ? SOCED Bulletin (www.soced.pro.br) ? in which the results of current research, developed by the SOCED team, are published. During some two decades Zaia Brandão established research programs targeting the ?basic school? (the first stages of primary education) and the state of schooling for the less privileged classes. Towards the end of the 90s she began research, always within the aegis of teamwork, into schooling for the privileged classes awakening, again, her interest in the question of the processes that produce ?academic success?. Presently she is researching schools that are well positioned in the official rankings (Prova Brasil, ENEM), and focusing on the strategies implemented by these schools to develop the school structures (?habitus?) that make student high performance feasible. She works to bring together macro and micro social features by linking survey results from field research and case studies. Zaia Brandão was awarded an Honorable Mention in the XXIII awards for young scientists (2008) in recognition of her work in the development of researchers.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •