Possui doutorado em Linguística pela Faculdade de Letras do Porto, Portugal (2006). É professor da Universidade do Minho (Instituto de Educação), Portugal. Tem experiência nas áreas de Educação, com ênfase em Ensino da Língua Portuguesa, e de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. Leciona ao nível da graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Participou em projetos de intervenção e investigação nacionais (com financiamento da FCT) e internacionais (com financiamento da Fund. Calouste Gulbenkian e da UNICEF). Tem experiência de colaboração com instituições e pesquisadores em Timor-Leste, na Guiné-Bissau, no Brasil e em Angola.
Foi Professor Visitante na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, em São Leopoldo-RS, Brasil (abril a julho de 2013).
Foi professor da Universidade Nacional Timor-Lorosa'e, em Timor-Leste, e Coordenador-adjunto Científico e Pedagógico do Instituto da Língua Portuguesa daquela universidade (setembro de 2014 a agosto de 2015).
Participa na equipa de reforma curricular na Guiné-Bissau (financiamento da Fund. Calouste Gulbenkian, UNICEF e Banco Mundial).
É editor-adjunto da REDIS - Revista de Estudos do Discurso (Faculdade de Letras do Porto, Portugal / Universidade de São Paulo, Brasil) e editor da revista Child Studies (Universidade do Minho, Portugal).
Rui Ramos, Ph.D. in Linguistics (Faculdade de Letras do Porto, Portugal (2006)), is a professor at the University of Minho (Institute of Education), Portugal. He has experience in the areas of education, with an emphasis on teaching Portuguese, and linguistics, with an emphasis on discourse analysis. He teaches at undergraduate and graduate levels (MA and Ph.D.). He has participated in national and international intervention and research projects (Calouste Gulbenkian Foundation, FCT, UNICEF). He has experience of working with institutions and researchers in Timor-Leste, Guinea-Bissau, Brazil and Angola.
He was Visiting Professor at the Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, in São Leopoldo-RS, Brazil (April-July 2013).
He was Scientific and Pedagogical Deputy Coordinator of the Portuguese Language Institute at the Universidade Nacional Timor-Lorosa'e, East-Timor (from September 2014 to August 2015).
He is a member of the curriculum reform team in Guinea-Bissau (funding from Calouste Gulbenkian Foundation, UNICEF and World Bank).
He is assistant editor of REDIS - Revista de Estudos do Discurso (Discourse Studies Journal; Faculty of Arts of Porto, Portugal / University of São Paulo, Brazil) and editor of the journal Child Studies (University of Minho, Portugal).