Publicações no BrCris
 

Yara Schöler Castanheira

Mestra em Mídias, Comunicação e Estudos Culturais com ênfase em Educação pela Kassel Universität e pelo Institute of Education da UCL/University of London (2010). Bacharel em Comunicação Social com formação complementar em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG ? 2004). Tem formação básica em Design Thinking pela HPI School of Design Thinking da Potsdam Universität (2015) e em coach de competências interculturais pela Universidade Humboldt de Berlim/artop (2015). Desde 2017 está em formação em Psicanálise no Círculo Psicanalítico de Minas Gerais. Apresenta capacidade criativa para solução de problemas e tem experiência em gestão e liderança de equipes. Com dez anos de experiência profissional em museus e outras instituições culturais e acadêmicas, desenvolve projetos socioeducativos e artísticos para públicos diversos. É participante da edição 2018 do Laboratorio TyPA de Gestão em Museus, um programa de formação para profissionais de museus de América Latina.Desde 2015 é gerente de educação do Instituto Inhotim (Brumadinho-MG). Nesse cargo, foi responsável pela fusão dos departamentos de arte-educação e educação ambiental e da gerência de inclusão e cidadania em um único departamento de educação. Tal reestruturação incluiu tarefas como integração de equipes; capacitação de funcionários; elaboração de diagnóstico do setor; formulação junto à equipe de objetivos, missão e visão do departamento unificado; criação de um ambiente colaborativo com respeito à subjetividade dos funcionários; sistematização de processos de trabalho e registro; elaboração de estratégias de gestão eficaz e sustentável dos recursos; reformulação das visitas temáticas, dentre outras. Além disso, atua na gestão de pessoas; na elaboração, estruturação, gestão e avaliação de projetos socioeducativos; no fomento a pesquisas em educação e acessibilidade; na proposição e concepção de atividades de atendimento ao público. Além disso, é responsável por garantir o planejamento estratégico, a execução e a divulgação de ações socioeducativas transversais de sensibilização de públicos diversos a partir dos acervos artístico e botânico do Instituto; criar parcerias nacionais e internacionais com instituições culturais e jardins botânicos; desenvolver e coordenar a elaboração de publicações educativas e catálogos. Foi responsável pela curadoria e organização do Seminário Internacional de Educação do Inhotim em 2016 e 2018.Viveu uma década na Alemanha (2005 - 2015), onde trabalhou em instituições como Universidade Friedrich-Schiller de Jena, Universidade Livre de Berlim, museu Haus der Kulturen der Welt e Arquivo Vilém Flusser da Universität der Kunst de Berlim. É co-fundadora da associação viaWelten para consultoria, trenamento & coach intercultural, por meio da qual desenvolveu diversos treinamentos de gestão e formação de equipes internacionais, além de projetos de educação inclusiva para migrantes, refugiados, estudantes internacionais em Berlim. Desde 2006 visita a Bienal de Berlim, idealizou e coordenou a viagem de intercâmbio de jovens do Laboratório Inhotim com o departamento educativo da Bienal. Também visitou a documenta de Kassel em 2007, 2012 e 2017, tendo realizado visitas mediadas para grupos na edição de 2012.
graduation at Comunicação Social from Universidade Federal de Minas Gerais (2004) and master's at European Master of Arts in Media, Communication and Cultural Studies from Universität Kassel (2010). Has experience in Comunication, focusing on Videocasting, acting on the following subjects: arte, natureza, transdisciplinaridade, transversalidade and educação em museus.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •