Publications in VIVO
 

Alexandre da Silva Ferry

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e Licenciado em Química pela UFMG. Em 2017, realizou um Pós-doutoramento em Ciências da Educação, área de especialidade da Educação em Ciências, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Atuou como professor efetivo do Magistério Federal do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Departamento de Química do CEFET-MG entre os anos de 2014 a 2019. Atualmente faz parte do Departamento de Educação, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do CEFET-MG, em Belo Horizonte (MG), no qual também é coordenador (Gestão 2021-2023 e 2023-2025), tendo sido o coordenador adjunto de 2019 a 2021. Coordenou, em 2022/2023, a submissão da proposta do curso de Doutorado em Educação para o PPGET, que foi aprovada pela Capes em julho de 2023. Desde 2021, coordena o Projeto Incluir-Ciência, um projeto de pesquisa e extensão voltado para a criação e desenvolvimento de recursos didáticos a partir da incorporação da Grafia Química Braille para o ensino inclusivo a estudantes com deficiência visual na Educação Profissional e Tecnológica. Além desse, coordena mais dois projetos no PPGET: o Projeto Mapes, dedicado ao mapeamento estrutural de modelos e analogias para o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e o Projeto STEAM-Maker, voltado para o estudo das dimensões e articulações entre Cultura Maker e abordagens STEAM na educação profissional e tecnológica. No CEFET-MG, lidera o Grupo de Pesquisa sobre Analogias, Metáforas e Modelos na Tecnologia, na Educação e na Ciência (AMTEC) e coordena as atividades do GEMATEC, um grupo de estudo do Departamento de Educação voltado para a temática das analogias, das metáforas e das estratégias de modelagem na Educação em Ciências. Tem interesse nos estudos do campo da Multimodalidade na Educação em Ciências e nos estudos que abordam práticas educativas em espaços não formais, como museus de Ciência e Tecnologia.
graduate at Química from Universidade Federal de Minas Gerais (2005) and master's at Educação Tecnológica from Centro Federal de Educação Teconológica (2008). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: analogies, metaphors, models, and multimodality in Science education.

Research Areas research areas

  •  
  • Overview
  •  
  • Affiliation
  •  
  • Publications
  •  
  • Research
  •  
  • Teaching
  •  
  • Service
  •  
  • Identity
  •  
  • View All
  •  

member of