Publicações no BrCris
 

Ricardo Ferreira Ribeiro

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi professor do Mestrado de Turismo e Meio Ambiente e do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: história ambiental, etnoecologia, comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais, Cerrado - meio ambiente, Sertão Mineiro, desenvolvimento local, impactos e conflitos ambientais e cultura-Minas Gerais. Foi membro do Comitê Científico da Rede de Cooperação em Ciência e Tecnologia para a Conservação e Uso Sustentável do Cerrado ? ComCerrado, criada no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia por meio da Portaria nº 319, de 07 de maio de 2009. Coordena o Projeto de extensão Lições da Terra - projeto interdisciplinar de vivência e extensão em comunidades rurais de Minas Gerais da PUC Minas, que em parceria com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária - INCRA-MG, vem elaborando Relatórios Antropológicos que compõem o RTID ? Relatório Técnico de Identificação e Delimitação de Território Quilombola.
graduate at Ciências Sociais from Universidade Federal de Minas Gerais (1979), master's at Sociology from Universidade Federal de Minas Gerais (1993) and ph.d. at Agronomy from Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002). Has experience in Antropology, focusing on Rural Anthropology, acting on the following subjects: história ambiental, cerrado - meio ambiente, sertão mineiro, impactos ambientais and cultura-minas gerais.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •