Publicações no BrCris
 

Roberto Tomasi

Graduate of the Universidade Federal de São Carlos in Materials Engineering (1976), master's in Nuclear Engineering from Universidade de São Paulo (1979) and PhD in Chemical Engineering from Universidade de São Paulo (1988). Has experience in Material and Metallurgical Engineering, focusing on Ceramics, acting on the following subjects: powder synthesis and ceramic processing of alumina, composites and nanocomposites of high hardness materials. The studied processing includes self-propagating high-temperature synthesis, reactive milling, densification and sintering. Characterization includes X ray difraction, SEM, mechanical properties.
Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1976), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Engenharia de Materiais. Foi Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Materiais em diversas gestões e Pró-reitor de Graduação da UFSCar no período 2004 -2008. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Materiais Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e processamento de pós cerâmicos, em particular de alumina, compósitos e nanocompósitos de matriz de alumina e cerâmicas com alta dureza e alta resistência mecânica, carbetos e boretos; na síntese e processamento de pós e de compósitos cerâmicos e cerâmica-metal, tem estudado processos de sintese alto-propagante a altas temperaturas, SHS, moagem com reação ("reactive milling") e sinterização de nanocompósitos. Para esses materiais as pesquisas realizadas envolvem a caracterização microestrutural por microscopia eletrônica e difratometria de raios x e ensaios de caracterização mecânica: dureza, resistência mecânica e resistência ao desgaste e à abrasão.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •