DIÓGENES JOSÉ GUSMÃO COUTINHO
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Atualmente é professor universitário atuando nas seguintes disciplinas: área de saúde: anatomia, citologia, histologia, embriologia, patologia, epidemiologia, poluição gestão ambiental e gestão de ambientes urbanos, recuperação de áreas degradadas. E na área de educação leciona metodologia do ensino das ciências e educação ambiental. Atua com pesquisa e publica na área de botânica e na área de educação (prática pedagógica, didática, avaliação, currículo, educação especial e inclusiva, EJA dentre outros temas.
master's at Botany from Universidade Federal de Pernambuco (2013). Has experience in Botany, focusing on Vegetal Ecophysiology, acting on the following subjects: fitoquímica, sementes, morfologia, óleo vegetal and àcidos graxos.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
Visão geral
Afiliação
Publicações
publicações selecionadas
- Formação e prática pedagógica do docente da Educação de Jovens e Adultos
- Inteligência Emocional
- LITERACY AND LITERACY: A NECESSARY ALLIANCE IN THE TEACHING /LEARNING PROCESS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
- Coordenação pedagógica frente à indisciplina na educação de jovens e adultos ? EJA
- Planejamento e avaliação nas organizações do contexto da didática
- Potencial Econômico de frutos e sementes de espécies nativas da Floresta Atlântica e Caatinga de Pernambuco.
- Biblioteca escolar e o incentivo à leitura nos anos iniciais do ensino fundamental
- INFLUÊNCIA DA TERAPIA NUTRICIONAL NA DOENÇA RENAL CRÔNICA: REVISÃO INTEGRATIVA
- GUARDA COMPARTILHADA: UM DIREITO DA CRIANÇA A PARTIR DAS NOVAS FORMATAÇÕES FAMILIARES
- Sistemas de avaliação em larga escala e repercussões em diferentes contextos escolares
- AVALIAÇÃO DAS IMPLICAÇÕES DO ENVOLVIMENTO DOS PAIS E CUIDADORES NA EVOLUÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
- PÓS-GRADUAÇÃO E O ADOECIMENTO DO DOCENTE, BEM COMO, A RELAÇÃO PRODUTIVISMO X ADOECIMENTO NA ACADEMIA
- O lúdico e o desenvolvimento afetivo e socioemocional
- DISLEXIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO MULTIDISCIPLINAR À LUZ DA PSICOLOGIA COGNITIVA
- THE IMPORTANCE OF ENVIRONMENTAL EDUCATION A MAN-NATURE RELATIONSHIP
- THE TEACHER'S PERSPECTIVE ON ADHD
- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO NO CAMPO
- DESAFIOS DIANTE DA MODALIDADE REMOTA NA PRÁTICA DOCENTE FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19
- A norma culta na atualidade: Interferências e desafios para professores do ensino fundamental
- A concepção dos docentes de sala de aula regular sobre o ensino da lÃngua portuguesa para estudantes surdos
- A importância e aplicabilidade dos sistemas de informações sobre nascidos vivos e mortalidade: uma revisão integrativa
- Levantamento de casos e ações profissionais acerca da microcefalia em um Município da Bahia
- PEDAGOGY IN HOSPITAL SETTING
- UMA importância do lúdico para o ensino-aprendizágem na educação de jovens e adultos
- O DESAFIO DE TRABALHAR OS JOGOS MATEMÁTICOS E A BNCC NA ERA DIGITAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
- ANALYSIS DISCURSIVA ABOUT DYSLEXIA: ITS NUANCES AND THE DAMAGE CAUSED IN THE LEARNING PROCESS
- UMA PERCEPÇÃO CIENTÍFICA SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR
- CONTROLE DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
- Análise da representação de negros em livros didáticos de história do 1 ao 5 ano
- BURNOUT SYNDROME EM TEACHERS IN INTEGRAL SCHOOL SERVICES
- A INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Qualidade de vida do idoso na perspectiva dos genêros. Um estudo baseado em dados secundários
- A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO- TEA
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES SOBRE A INSERÇÃO DA EA NO ENSINO FUNDAMENTAL
- A importância do lúdico no processo ensino prendizagem
- Nota introdutória sobre as metodologias utilizadas na educação especial para o ensino fundamental nas escolas no orbe público e privado brasileiro
- ESTADO DA ARTE: O NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II
- A importância das tecnologias numa perspectiva de Inclusão Digital para a prática docente
- PESQUISA QUALITATIVA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
- Sintomas, queixas e diagnósticos em professoras dos anos iniciais da rede municipal de Olinda (Brasil): histeria, burnout
- GÊNERO TEXTUAL - FERRAMENTA NA LINGUAGEM PARA PRÁTICA DO ENSINO APRENDIZAGEM
- O PROFESSOR COMO MEDIADOR DAS LEITURAS LITERÁRIAS NAS TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Um recurso externo para o encantamento de crianças pequenas: o desenvolvimento da leitura na creche
- INEUROPSYCHOPEDAGOGICAL INTERVENTION IN LEARNING PROBLEMS IN ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER
- Relação Professor-Aluno e Afetividade :Uma Revisão Integrativa
- ALUNOS DISLÉXICOS E O APOIO PSICOPEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
- Dificuldades de leitura nas séries iniciais do fundamental I
- PERFIL DO TRABALHADOR DOMÉSTICO BRASILEIRO NAATUALIDADE-Um percurso analítico empós à vigência da Lei Complementar n.º 150/2015
- copedagogia para os desafios da crise de civilização planetária
- TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DIGITAL PARA A PRÁTICA DOCENTE
- INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS
- A gastronomia como propulsora da educação cultural: o bolo de noiva através das boleiras pernambucanas
- OS EFEITOS DA CORRENTE ALTERNADA DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA FUNCIONAL (FES) PARA REABILITAÇÃO MOTORA
- REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE COORDENADORES E PROFESSORES SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS PRIVADAS DO RECIFE
- REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS PARA A PRÁTICA DOCENTE: UMA REVISÃO
- Lipídios de sementes: potencial econômico e quimiossistemático.
- COORDENAÇÃO MOTORA INFANTIL-DESENVOLVIMENTO NO SEU TEMPO
- O PAPEL CONSTITUCIONAL DA GUARDA MUNICIPAL NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICAS NO BRASIL
- GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
- Revisão integrativa sobre a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana em idosos
- OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DA INFORMAÇÃO
- ANALISE DE ARTIGOS QUE ESTUDAM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS SALAS DE AULA PARA ALUNOS COM AUTISMO: DE 2015 A 2021
- Práxis pedagógica, docentes frente as tecnologias digitais da informação: avanços no processo de ensino e aprendizagem
- Uma breve revisão de literatura sobre os idosos, o envelhecimento e saúde
- PERFIL DE GESTANTES ASSISTIDAS NO PRÉ-NATAL EM UMA USF
- ANÁLISE SITUACIONAL SOBRE AS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS E FATORES DE RISCOS MODIFICÁVEIS ASSOCIADAS À POPULAÇÃO ADULTA RECIFENSE COM BASE NOS DADOS DO VIGITEL 2018
- Impactos da política nacional de atenção básica nas taxas de mortalidade infantil sob a ótica da estratégia de saúde da família
- Visão da gestão e dos docentes em relação ao grupo de mães do WhatsApp
- CONFLICT AT SCHOOL: SCHOOL ENVIRONMENT AS A SPACE FOR EMBRACEMENT/MEDIATION AND TEACHER INTERVENTIONS IN THE LEARNING RELATIONSHIP
- A relação família e escola no processo ensino-aprendizagem do educando
- Tecnologia digital e prática docente equivocada: uma análise perceptiva do alunado contemporâneo
- ESTADO DA ARTE NA AMÉRICA LATINA E NOS PAÍSES DO NORTE GEOECONÔMICO -PAISES DESENVOLVIDOS"
- Prática educativa: orientação e apoio aos profesores no desenvolvimento de uma educação inclusiva
- LITERACY CHALLENGES CHILDREN WITH ADHD IN REGULAR EDUCATION
- REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE CORREÇÃO DE FLUXO ESCOLAR SOBRE LEITURA
- Atuação do nutricionista na prevenção e controle da hipertensão arterial sistêmica e do diabetes mellitus
- A escola no século XXI - Por uma -Política- do retrocesso/ School in the 21ST century - for a 'Politics' of regression
- DISCURSO POLÍTICO: LEITURAS E INFERÊNCIAS
- EDUCAÇÃO INFANTIL MULTISSERIADA NO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DA DOCÊNCIA
- Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula comum: revisão integrativa
- Evasão escolar na educação de jovens e adultos
- A INTERVENÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTATEA
- COVID-19: A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO APOIADO A PACIENTES COM DIABETES TIPO II, FAVORECIDO PALA EQUIPE DE APOIO MATRICIAL NASF-AB
- A formação do discente no Ensino Superior EAD
- THE USE OF ASSISTIVE TECHNOLOGY IN RESOURCE ROOMS FOR STUDENTS WITH DISABILITIES: POSSIBILITIES AND LIMITS
- Descritores de matemática para prova Brasil no nono ano do ensino fundamental: Uma revisão de literatura
- Educação inclusiva e sua trajetória nas políticas públicas
- GESTÃO PÚBLICA E FINANCIAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
- Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular
- Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema?
- DESCOBRINDO O UNIVERSO PROPRIOCEPTIVO NA EDUCAÇÃO
- A importância do conhecimento científico específico, que os educadores do Ensino Fundamental I, anos iniciais possuem a respeito do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), nas escolas da rede Municipal de ensino de Cumaru-PE, no ano de 2019
- Qualidade de vida do docente: uma revisão integrativa
- A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO AUTISTA
- A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- AUTISMO: DESAFIOS DO COORDENADOR E PROFESSOR NO COTIDIANO ESCOLAR
- Notas introdutórias sobre os saberes construídos a partir da tradição oral da Comunidade Quilombola de Onze Negras do Cabo de Santo Agostinho-PE
- A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
- A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DA PSICOMOTROCIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO BÁSICO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS
- O USO DA INTERNET NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
- SELETIVIDADE ALIMENTAR EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM AUTISMO E SINDROME DE ASPERGER NOS TEMPOS ATUAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
- INCLUSÃO DIGITAL E EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
- A importância do lúdico para o ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos/ The importance of playfulness for teaching-learning in youth and adult education
- Educação, escola e saberes: pluralidades
- Investigação das fichas de notificação por acidentes de trabalho: estudo epidemiológico em um Município da Bahia/
- LEGAL FRAMEWORKS OF SPECIAL AND INCLUSIVE EDUCATION
- PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
- Adaptação curricular para educação inclusiva
- As competências e habilidades para uma práxis pedagogica favorável na educação infantil
- Desenvolvimento da cultura gastronômica: o bolo de noiva pernambucano
- A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE E DA ARTE NA EDUCAÇÃO: EXPLORANDO NOVAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZADO
- POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE
- LUDICIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA
- OS DESAFIOS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
- Aprendizagem: uma experiência no ensino superior
- A RELAÇÃO ENTRE A ARTE E A AFETIVIDADE NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
- Playing in early childhood education: the importance of game in the learning process / Brincando na educação infantil: a importância do jogo no processo de aprendizagem
- TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE PESSOAS COM DEFICIÊCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO ELEMENTO DE MOTIVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO MUNICÍPIO DE CUMARU - PE
- A biblioteca escolar na formação de leitores nos anos iniciais escolares
- AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS, NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
- A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL: UMA REVISÂO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
- EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DA VITAMINA D PARA O LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA / EFFECTS OF VITAMIN D SUPPLEMENTATION FOR SYSTEMIC LUPUS ERYTHEMATOSUS: A LITERATURE REVIEW
- PSYCHOPEDAGOGIC RESOURCES FOR THE DEVELOPMENT OF CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH ADHD
- Relação interpessoal, inteligência emocional: impacto ou influência no processo ensino aprendizagem na visão docente
- GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
- Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar
- Perfil do trabalhador doméstico brasileiro na atualidade- um percurso analítico empós à vigência da Lei Complementar n.º 150/2015
- Interação família - escola: estabelecendo e fortalecendo estratégias e novas relações
- O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO INDUTOR DA FORMAÇÃO CONTINUADA / THE ROLE OF THE PEDAGOGICAL COORDINATOR AS AN INDUCER OF CONTINUING EDUCATION
- Quando estamos em silêncio, ainda temos medo, por isso é melhor falar?. A invisibilidade das produções acadêmicas sobre heteronormatividade, homossexualidade e contexto escolar- Uma revisão sistemática
- Educação infantil: Métodos e estratégias para inclusão
- Risco para depressão entre pacientes convivendo com HIV-AIDS
- Potencial biocombustível e alimentício de frutos e sementes de espécies de Floresta Atlântica e Caatinga de Pernambuco
- Um estudo sobre a violência escolar e suas consequências
- HOMOSEXUALITY AND ''SCHOOL MANAGEMENT'' PROBLEMATIZING CONCEPTS OF DESTROYING PREJUDICES
- Gestão escolar: comunicação e inclusão
- ANÁLISE DE PROJETOS DO MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO ESCOLAR
- AS DIMENSÕES DA PSICOPEDAGOGIA COMO FERRAMENTA NO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS
- EDUCAÇÃO INFANTIL: A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E A METODOLOGIA SUGERIDA COM OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
- A contribuição da família no contexto escolar
- Reflexões sobre a inclusão de pessoas com deficiência envolvendo jogos na matemática do ensino fundamental
- AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM CRIANÇAS COM AUTISMO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
- Tecnologia e sua significação na Educação à Distância
- A percepção dos docentes de uma escola do Município do Jaboatão dos Guararapes (Brasil) sobre as contribuições da utilização dos espaços não formais
- O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
- O COORDENADOR E A HIDROCEFALIA: UM ELO ENTRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DOCENTES, COORDENADORES E A EQUIPE DE SAÚDE
- CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A ESCOLA E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- OS BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DA GASTRONOMIA HOSPITALAR PARA O PÚBLICO ADULTO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Ensino
theses/dissertations advising
- EDUCAÇÃO INFANTIL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: SEU CONTEXTO NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CLASSE MULTIETÁRIA
- REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES FACE A ANSIEDADE À MATEMÁTICA.
- ASSÉDIO MORAL NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE CARPINA ? PE
- LEITURA E PRÁTICA DOCENTE: algumas reflexões teóricas
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: UM ESTUDO TEÓRICO EM TEMPOS DE PANDEMIA
- MONITORAMENTO E CONTROLE DA SUPERLOTAÇÃO DOS SERVIÇOS HOSPITALARES DE ATENÇÃO AS URGÊNCIAS
- ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS ÓBITOS FETAIS EM PERNAMBUCO, NO PERÍODO DE 2012- 2017
- A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE
- A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, NA PAIDEÍA CLÁSSICA GREGA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE LA SALLE
- AUTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSSO DE APRENDIZAGEM PARA COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
- GESTÃO EDUCACIONAL: A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR DE ENSINO E DE SUA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ÂMBITO ESCOLAR.
- A PRÁTICA DA LEITURA NA ZONA URBANA E RURAL: Uma análise no 3º e 5º ano no Ensino Fundamental I
- POSSIBILIDADES X ENTRAVES NA FORMAÇÃO DO PNAIC COMO POLÍTICA
- A PRÁTICA EDUCATIVA DO AEE COMO INTERFACE ENTRE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM.ESTUDO DE CASO DE UM ESTUDANTE COM TEA
- FORMAÇÃO DISCENTE: CARACTERIZAÇÕES E DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR DA EAD NO BRASIL
- ALFaBETIZAÇÃO BILINGUE PARA ALUNOS disléxicos: A PERSPECTIVA de DOCENTEs de uma escola INTERNACIONAL do Recife, um recorte do segundo semestre de 2019.
- A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO EDUCADOR EDUCANDO E OS DESAFIOS PARA ALFABETIZAR CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA MUNICIPAL E UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE CUMARU-PE, NOS ANOS DE 2019 a 2021.
- UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE OS VÍNCULOS AFETIVOS NA CONSTRUÇÃO DO RELACIONAMENTO COM CRIANÇAS PEQUENAS EM CRECHE.
- EDUCAÇÃO DE SURDOS: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
- Violência nas escolas como resultado dos problemas sociais.
- UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A CAPOEIRA NO ESPAÇO ESCOLAR.
- Educação de jovens e adultos: reflexões acerca da construção de aspectos a formação dos educadores, mediante o tempo de atuação nessa modalidade de ensino.
- CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD): Como identificar e promover a interação no ambiente de sala de aula
- EDUCAÇÃO, HUMANIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO ESCOLAR: UM DESAFIO POSSÍVEL NUMA ESCOLA PÚBLICA
- O LÚDICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I (I-V ANO) COMO UMA FORMA DIVERTIDA E SÉRIA DE APRENDER: UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
- A ESCOLARIZAÇÃO TECNOLÓGICA NO SÉCULO XXI: UM CONVITE PARA O DESVELAR DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS
- Formação Discente: Caracterizações e Desafios no Ensino Superior da EAD em uma Unidade Polo
- A PRÁTICA DO AEE COMO INTERFACE ENTRE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM
- ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO ACOMPANHAMENTO DOS CASOS SUSPEITOS DE MICROCEFALIA: ESTUDO REALIZADO EM UM MUNICÍPIO DA BAHIA.
- o contexto de inclusão escolar e a aprendizagem do aluno surdo
- COMISSÃO DE ÉTICA DE ENFERMAGEM: A VISÃO DE ENFERMEIROS DE UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR
- REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE CORREÇÃO DE FLUXO ESCOLAR SOBRE LEITURA.
- SUBJETIVIDADES DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS
- PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS EM UMA CRECHE DE TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
- IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS: UM ESTUDO DE CAMPO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE EM 2019
- A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
- O APORTE DO MATERIAL PEDAGÓGICO NA APRENDIZAGEM: UM OLHAR CRÍTICO
- O NEGRO E A SUA IMAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DO RECIFE
- ANÁLISE DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO REGULAR EM TRÊS UNIDADES DE ENSINO
- CONTRIBUIÇÕES DAS ARTES VISUAIS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TDAH: ESTUDO DE CASO EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE RECIFE E JABOATÃO-PE NO PERÍODO DE 2018 A 2019
- GESTANTES REGULADAS AO PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO NO MUNICÍPIO DE SURUBIM PERNAMBUCO COM DIAGNÓSTICO DE SÍNDROME HIPERTENSIVA DA GESTAÇÃO
- PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVA DE APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.
- CONTRIBUIÇÕES DAS ARTES VISUAIS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TDAH: ESTUDO DE CASO EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO PERÍODO DE 2018 A 2021.
- O COORDENADOR PEDAGÓGICO: UM OLHAR REFLEXIVO PARA PRÁTICA DOCENTE NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS E ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- INCLUSÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERCEPÇÃO DE PAIS E PROFESSORES
- QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO DA GRANDE RECIFE ENTRE 2020 E 2021
- PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DA GESTÃO EDUCACIONAL NO VALE DO CAPIBARIBE - PE
- AS CONTRIBUIÇÕES DOS MATERIAIS CONCRETOS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE UM APRENDIZ COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
- AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
- O CONTEXTO DE INCLUSÃO ESCOLAR E A APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO
- PLANTAS MEDICINAIS NO CONTEXTO DE TRABALHO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS) DO MUNICÍPIO DE SÃO BENTO ? PB.
- O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
- Conscientização da educação ambiental na escola da rede municipal de ensino
- A HISTÓRIA, A DOR E O SOFRIMENTO DE MULHERES DIAGNOSTICADAS COM CÂNCER: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
- RELAÇÃO DA INDISCIPLINA COM O TDAH E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO DOCENTE DA ESCOLA PÚBLICA.
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma análise de políticas públicas de Atendimento Educacional Especializado e de Práticas pedagógicas em uma Escola Municipal Ipojuca ? PE
- INTERFERÊNCIA DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL EM 2018, MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO ? PE, BRASIL
- A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ONDE ESTÁ O ABRAÇO?
- A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE OLINDA/PE.
- OS BENEFÍCIOS E IMPLICAÇÕES DO USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um discurso da Escola Municipal de Recife entre comunicação afetiva escola e família no ano de 2018 - 2019
- EMPREGABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INCLUSÃO DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO ATRAVÉS DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE DO PROGRAMA MEDIOTEC EM PERNAMBUCO NO PERÍODO DE 2017 - 2019.
- ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO UM OLHAR CRÍTICO DOS GÊNEROS TEXTUAIS: uma proposta para os alunos do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Passira-PE.
- SÍNDROME DO PÂNICO: UMA ANÁLISE PSICANALÍTICA DO ADOECIMENTO DOS PROFESSORES.
- UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE HIV/AIDS E DOENÇAS OPORTUNISTAS EM PACIENTES SOROPOSITIVOS.
- LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- PARALISIA CEREBRAL LEVE E SEUS EFEITOS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS: UM PARALELO ENTRE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
- Dilemas e Desafios da Função do Docente de História NA ESCOLA ESTADUAL DE ABREU E LIMA/PE, 2018 - 2019
- INTERAÇÃO ESPAÇO NÃO FORMAL - ESCOLA: UMA ANÁLISE DASCONTRIBUIÇÕES NO MUNICÍPIO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE NOPRIMEIRO SEMESTRE DE 2019.
- A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: A relevância para educação infantil.
- GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA DEMOCRÁTICA: PARTICIPAÇÃO POPULAR
- PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS PANDEMICOS
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ROBÓTICA
- USO DA LUDICIDADE COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL l EM TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO DE PEDRAS DE FOGO-PB, NO ANO DE 2021.
- O Olhar Psicanalítico em Relação a Família e o Ensino de Valores
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ROBÓTICA: SEMEANDO OACOLHIMENTO E PRODUZINDO APRENDIZAGEM EMUNIDADE EDUCACIONAL DA REGIÃO METROPOLITANADO RECIFE ENTRE 2019 E 2020
- A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ABREU E LIMA - PE
- ORGANIZAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO A PESSOAS PORTADORAS DE DOENÇAS CÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO/VULNERABILIDADE
- LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL APÓS A BNCC: NOVAS DINÂMICAS CURRICULARES E PERSPECTIVAS NA PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA
- A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DA ARTE COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA APRENDIZAGEM.
- FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CATINGUEIRA ?PB
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma análise de políticas públicas de Atendimento Educacional Especializado e de Práticas pedagógicas em Escola Municipal de Cabedelo-Pb
- ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO COM O CORPO DOCENTE E DISCENTE DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL E PRIVADA NO MUNICÍPIO DE SURUBIM-PE (2018-2019)
- O DESENVOLVIMENTO INFANTIL A PARTIR DA PRÁTICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA COMUNIDADE ESCOLAR
- ENTENDIMENTO DO PROCESSO SEMÂNTICO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
- JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O PROCESSO DE ENSINO ? APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DAS REDES MUNICIAPAIS DE ENSINO DOSMUNICIPIOS DE JOAQUIM NABUCO, PALMARES E RIBEIRÃO -PERNAMBUCO
- A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: Uma análise com educadores da rede pública de João Alfredo-PE no período de 2017 a 2019.
- GESTÃO ESCOLAR: POSSIVÉIS IMPLICAÇÕES PROFISSIONAIS, PRÁXIS PEDAGÓGICA E VIVÊNCIA EM TEMPOS PANDÊMICOS
- A DEPRESSÃO NO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO: REFLEXÃO À LUZ DA PSICANÁLISE.
- A RELEVÂNCIA E OS DESAFIOS DO LETRAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL I: CASO DA ESCOLA NA REDE MUNICIPAL DE IGARASSU-PE
- AVALIAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma análise de políticas públicas de Atendimento Educacional Especializado e de Práticas pedagógicas em Escola Municipal
- A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE EM INSTITUIÇÃO DO SISTEMA S: UM ESTUDO DE CASO ENTRE 2018 E 2019
- METODOLOGIAS ATIVAS EM ESCOLAS DA REDE SALESIANA DO RECIFE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE COORDENADORES E PROFESSORES
- PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS: uma perspectiva em estudos culturais
- A PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
- INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UM ESTUDO SOBRE O PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO NO MUNICÍPIO DE PALHOÇA/SC
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL: CONCEPÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS E APLICAÇÕES DE PROFESSORES PARA FORMAÇÃO EDUCATIVA
- A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA FERRAMENTA DESAFIADORA E FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
- Desafios na atuação dos enfermeiros no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU) na cidade de Surubim-PE
- DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA PROVA SAEPE: Práticas de Leitura e Escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal na Zona Rural de Cumaru-PE
- A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO CRÍTICA NO ENSINO MÉDIO
- Dificuldades na formação continuada de professores da educação básica na contemporaneidade no município de Limoeiro-PE
- A EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO NO MUNICÍPIO DO IPOJUCA/PE E OS IMPACTOS DA META 1 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME 2015-2025)
- UM ESTUDO SOBRE A PRÁXIS EDUCOMUNICATIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL X
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS NA REDE MUNICIPAL DO RECIFE 2018/2019: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
- FORMAR E FORMAR-SE NA EJA: UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA ESCOLA MUNICIPAL ANDRÉA DE AGUIAR EM CORTÊS-PE.
- REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE VERTENTEDO LÉRIO ? PE
- ASPECTOS SOBRE AFETIVIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DAS 3ª E 4ª FASES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE JOAQUIM NABUCO
- PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO SARAMPO NA REGIÃO NORDESTE ? 2007 a 2014.
- REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO COMO DIREITO: UM PANORAMA HISTÓRICO DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS.
- Análise do Rendimento na Disciplina de Língua Portuguesa: uma reflexão para melhorias nas práticas de ensino na turma do 9º ano (2019), na Escola Municipal João Ferreira da Silva-PE
- HÁBITOS SAUDÁVEIS PRATICADOS POR HIPERTENSOS ACOMPANHADOS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO GAMBÁ, MUNICIPIO DE VERTENTE DE LÉRIO - PE.
- A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE EM INSTITUIÇÃO DO SISTEMA S: UM ESTUDO DE CASO ENTRE 2018 E 2019
- Educação de Surdos: o ensino de língua portuguesa como segunda língua em sala de recursos multifuncionais
- O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE EJA NOS MUNICÍPIOS DE CATENDE-PE, JOAQUIM NABUCO- PE E RIBEIRÃO - PE
- A FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE À EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NA DIVERSIDADE ESCOLAR: UM PARALELO ENTRE DISLEXIA E DISLALIA.
- Violência nas escolas como resultado dos problemas sociais.
- PERCEPÇÕES DOS ENFERMEIROS SOBRE A EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
- O LÚDICO NO ENSINO FUNDAMENTAL L COMO UMA FORMA DIVERTIDA E SÉRIA DE APRENDER.
- AUTISMO: UM OLHAR SENSÍVEL E COMPROMISSADO DO DOCENTE E DA FAMÍLIA PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA
- NÍVEL DE QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS EM UMA COMUNIDADE DE PERNAMBUCO DURANTE O ANO DE 2019
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ABREU E LIMA-PE
- METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA NOVA PROPOSTA LÚDICA NA TRÍADE ESCOLA-CRIANÇA-FAMÍLIA NUM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE/PE, 2019-2020
- O CURRÍCULO DE PERNAMBUCO E O ENSINO DA MATEMÁTICA: A TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO
- O EDUCADOR DE APOIO E A DOCÊNCIA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: ENTRE DILEMAS DE ATUAÇÃO E IDENTIDADE PROFISSIONAL DA GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO RECIFE SUL NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO.
- A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
- APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: DIFICULDADES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM.
- ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO E DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ESTUDANTES DURANTE A TRANSIÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA O FUNDAMENTAL II, EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE IPOJUCA, NORDESTE DO BRASIL
- O PERFIL DA VÍTIMA E VITIMIZADOR- OS FATORES ASSOCIADOS À VIOLÊNCIA ESCOLAR NO ANO DE 2020 EM ADOLESCENTES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DO DISTRITO DE NOSSA SENHORA DO Ó- PE
- O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA AOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DA REDE MUNICIPAL ESCOLAR DO RECIFE - ANO 2018 Á 2019 NAS PRÁTICAS DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NA ESCOLA MUNICIPAL PARQUE DOS MILAGRES
- A ESCOLA MUNICIPAL LUÍS VENTURA - CASINHAS ? PE: ENFRENTANDO O FRACASSO ESCOLAR ATRAVÉS DOS OLHARES DA PSICOPEDAGOGIA, PROJETO PEDAGÓGICO E METODOLOGIA DE ENSINO INOVADORA, A PARTIR DE 2017
- IMPLICAÇÕES DOS GRUPOS DE MÃES DO WHATSAPP PARA A SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE PARTICULAR.
- A SEXUALIDADE NA ESCOLA: A REFERÊNCIA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
- ENTRE DROGAS E GRADES: um estudo das consequências na vida dos jovens em conflito com a lei
- METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO LEITOR INICIANTE: DIFICULDADES EM SUA PRÁTICA DESTACADA PELOS EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO ALFREDO-PE, 2017 A 2019.
- QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS QUE PARTICIPAM DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
- GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: O CASO NA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE RECIFE E ITAPISSUMA
- A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SURUBIM: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
- O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM DIDÁTICA PLURALISTA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRAL: UM ESTUDO DA PRÁTICA DOCENTE.
- AS DIFICULDADES PROFISSIONAIS DO ENSINO MULTISSERIADO ENFRENTADAS POR PROFESSORAS E ALUNOS DA ÁREA RURAL DE UMA CIDADE DO SERTÃO PARAIBANO ANO 2019/2020
- EDUCAÇÃO DE SURDOS: ASPECTOS ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSES ESTUDANTES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE QUE PROMOVE A INCLUSÃO DA PESSOA SURDO POR MEIO DO ENSINO BILÍNGUE.
- A RELEVÂNCIA DO TERCEIRO SETOR: UMA PESQUISA REALIZADA COM CLIENTES E PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE NO MUNICIPIO DE MILAGRES-CE
- ASPECTOS SOBRE AFETIVIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA 3ª E 4ª FASE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE JOAQUIM NABUCO
- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DE ASPECTOS ESSENCIAIS A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES, MEDIANTE O TEMPO DE ATUAÇÃO NESSA MODALIDADE DE ENSINO.
- O LÚDICO NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO UMA FORMA DIVERTIDA E SÉRIA DE APRENDER
- DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA RELAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA NO PRIMEIRO CICLO DOFUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA SITUADA NA ZONA RURAL DA VILA FREXEIRAS.
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SUSTENTABILIDADE EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR