Publicações no BrCris
 

Odilon Caldeira Neto

PhD. // Associate Professor at Federal University of Juiz de Fora (UFJF) - Minas Gerais, Brazil.Contact: odilon.caldeira@ufjf.br
Professor Adjunto de História Contemporânea e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Editor da Locus: Revista de História (UFJF). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) e Coordenador do Observatório da Extrema Direita. Coordenador do Laboratório de História Política e Social (UFJF). Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-Ulisboa). Pesquisador Associado do Grupo de Trabajo "Derechas contemporáneas: dictaduras y democracias" (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales), membro da Rede Conexões Lusófonas: ditaduras e democracias em português. Membro do Comitê Executivo da Rede Direitas, História e Memória, do comitê científico do Observatório do Negacionismo e do Standing Group on Extremism and Democracy Political Violence (European Consortium for Political Research). Filiado à Associação Nacional de História (ANPUH) e à Asociación de Historiadores Latinoamericanistas Europeos (AHILA, Bruxelas). Autor de: "Sob o Signo do Sigma: Integralismo, Neointegralismo e o Antissemitismo" (Eduem, 2014) e co-autor de "O fascismo em camisas verdes: do integralismo ao neointegralismo" (FGV, 2020) e "Fascism in Brazil: from Integralism to Bolsonarism" (2022, Routledge), na série "Studies in Fascism and the Far Right". Desenvolve atividades de pesquisa e docência com foco em História Contemporânea e História do Tempo Presente, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Extremismos de direita, Fascismos, Neofascismos, Direitas Radicais e processos transnacionais da extrema direita. Além disso, possui interesse nos campos da História Digital e História Pública. Contato: odilon.caldeira@ufjf.br | http://odiloncaldeiraneto.academia.edu

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •