Publicações no BrCris
 

Wilsa Maria Ramos

Mestrado na UFMG e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, onde leciona há 17 anos. Desenvolveu projetos nacionais para o Ministério da Educação para preparar professores para o ensino fundamental usando TIC. E atuou também no Ministério do Trabalho e Economia no desenvolvimento de uma Escola Virtual para trabalhadores no Brasil, como um MOOC. Desenvolve pesquisas na interface das áreas de Psicologia e Aprendizagem mediadas por tecnologias na cultura digital. É uma das coordenadoras do Acordo Internacional de Colaboração Doutoral Tordesilhas entre o PGPDE e a Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona. Pesquisa principalmente os seguintes temas: subjetividade e produção de significados subjetivos para alunos online; trajetórias de vida de aprendizagem, mudanças e desafios do ensinar e aprender em tempos de pandemia, impactos da pandemia nos processos de aprendizagem.. Autora de artigos e capítulos sobre esses temas. Nos últimos 10 anos tem realizado seu Pós-Doutoramento no Programa Interuniversitário em Psicologia da Educação - MIPE e DIPE da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, ES, onde atualmente é professora visitante. Desde março de 2022, está realizando o pós-doutorado na Universidad de Barcelona, com uma investigação sobre as implicações da pandemia na aprendizagem de alunos de pós-graduação a partir da Teoria da Subjetividade.
graduate at Psicologia bacharel e licenciatura from Fundação Mineira de Educação e Cultura (1984), master's at Administração de Recursos Humanos from Universidade Federal de Minas Gerais (1995) and ph.d. at Psychology from Universidade de Brasília (2005). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: educação a distância, formação continuada de professores, formação continuada em serviço, elaboraçâo de materiais impressos and organização do trabalho pedagógico.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •